Centenas de casais de Mato Grosso estão se preparando para a 3ª edição do Casamento Abençoado, que será realizado neste domingo (08.12), pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso (Setasc-MT), por meio da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (UNAF). São pessoas de todas as idades, que já convivem há 30 anos ou menos, até mesmo viúvos idosos que vão viver o sonho do casamento. A importância de oficializar a união traz pela primeira vez o projeto “Planejando o Sim”, que deve preparar os casais a fortalecerem vínculos familiares e comunitários, com encontros psicossociais temáticos, durante seis meses, organizado pelo Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação. E o primeiro será realizado com os noivos nesta quinta-feira (05), pela renomada coach Iracema Irigaray, que abordará os temas: Herança familiar; Relacionamentos no mundo atual; Modelos mentais e crenças; Valores; e 5 linguagens do amor.
Ou seja, os casais do Casamento Abençoado 2024 terão acompanhamento socioassistenciais antes e após o casamento: um pilar que deve ser fonte de apoio, amor e segurança.
Por isso, os encontros do projeto “Planejando o Sim” vão muito além da cerimônia, pois pretende promover a união, a estabilidade e o fortalecimento da família dos casais participantes, de 14 municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Planalto da Serra, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Barão de Melgaço, Santo Antônio do Leverger, Chapada dos Guimarães, Acorizal, Jangada, Nova Brasilândia, Rosário Oeste, Porto Estrela e Barra do Bugres.
O projeto “Planejando o Sim” é uma medida inspiradora vinculada aos programas SER Família e Casamento Abençoado, coordenado pela primeira-dama Virginia Mendes, por meio da Setasc e da UNAF, organizado pelo Instituto INCA e que está sendo implementado na 3ª Edição. Ele permitirá, além do fortalecimento de vínculos de afetividade e cuidado, prevenir a ocorrência de situações de risco, em especial a conflitos conjugais que possam causar o divórcio, tendo em vista os impactos sociais, econômicos e psicológicos que os conflitos familiares impõem à sociedade.
Realizará ações de proteção dos direitos individuais e sociais, por meio do acompanhamento socioassistencial das famílias pelo período de seis meses.
O principal objetivo do projeto “Planejando o Sim” é fazer com que os casais consigam descobrir o verdadeiro sentido do enlace matrimonial em um compromisso duradouro e amoroso, fazendo uma reflexão, já nesta quinta-feira, antes do dia da união, onde cada detalhe será desenhado para refletir o sentimento envolvido. A cerimônia de casamento será realizada no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, e contará com Espaço Beleza, Espaço Instagramável para fotos e vídeos, além de coffee break antes do início da consagração, prevista para às 17h, do dia 08 de dezembro.
PLANEJANDO O SIM
O Planejando o Sim abordará aspectos de estudo da união familiar e como é fundamental para o bem-estar o desenvolvimento de todos os seus membros.
Um deles é o apoio emocional, pois uma família unida proporciona um ambiente seguro onde os membros se sentem apoiados e amados. Isso ajuda a enfrentar desafios e a lidar com o estresse do dia a dia.
Será abordado o fortalecimento de laços que acontece com a convivência e o tempo juntos, em como fortalecer os laços afetivos, criando memórias significativas, promovendo um senso de pertencimento, empatia, comunicação e resolução de conflitos.