Cuiabá, 18 de Outubro de 2024

CIDADES Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024, 16:07 - A | A

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024, 16h:07 - A | A

INTERVENÇÃO RÁPIDA

DP garante transferência de paciente em estado grave para cirurgia em Cuiabá

A almoxarife Andressa Franco foi transferida do hospital de Pontes e Lacerda para o Hospital Santa Helena, em Cuiabá, após ação que garante neurocirurgia urgente

Da Redação

Após intervenção da Defensoria Pública de Mato Grosso, a auxiliar de almoxarifado Andressa Franco conseguiu transferência do hospital do município de Pontes e Lacerda, 531 km de Cuiabá, onde mora e estava internada, para o Hospital Santa Helena, em Cuiabá, na madrugada desta sexta-feira (11.10). Aqui, ela passará por uma cirurgia neurológica de urgência, depois de sofrer fratura na coluna vertebral e lesão na medula espinhal. 

Andressa e o irmão foram vítimas de um acidente de moto, na madrugada de segunda-feira (7.10), após uma capivara atravessar a BR-174, entre Pontes e Lacerda e Nova Lacerda, no trecho onde trafegavam. Com risco de vida e sem conseguir vaga para a intervenção cirúrgica na rede pública de saúde do Estado, o patrão do irmão da almoxarife, Antônio Luiz, procurou auxílio na Defensoria Pública do município. 

A defensora que atua na comarca, Hevillin Figueiredo, ingressou com uma ação de obrigação de fazer, com pedido liminar na 2ª Vara da Comarca de Pontes e Lacerda, demonstrando por meio de laudos médicos a necessidade da urgência no atendimento da paciente. 

Na ação a defensora também solicitou que, caso o Estado e o Município não indicassem a vaga de UTI adulto para o procedimento, a Justiça determinasse o bloqueio de valores para custear o tratamento na rede privada. A Central de Regulação de Mato Grosso chegou a conseguir leito disponível em unidades públicas, porém, não havia vaga onde o procedimento de alta complexidade pudesse ser executado. 

Diante da situação, o juiz Ítalo Osvaldo da Silva, acatou o pedido da Defensoria estabelecendo prazo de 48 horas para que as providências fossem tomadas na rede pública. Como a decisão não surtiu efeito, ele determinou o bloqueio de verbas públicas no valor de R$ R$ 195 mil para o custeio da cirurgia na rede privada. 

“A condição crítica da Andressa exigia uma intervenção rápida e urgente. Fizemos o atendimento dela e acompanhamos durante o Plantão, pois diante das circunstâncias, encontramos no bloqueio dos valores a via necessária para que ela recebesse atendimento o quanto antes. O juiz agiu rápido e ficamos muito felizes com o resultado. Agora, seguiremos acompanhando o caso”, disse a defensora. 

Andressa teve fraturas na coluna e da lesão na medula, e o irmão, sofreu várias fraturas no rosto. A cirurgia dela está marcada para as 17h desta sexta-feira.

Willian Brandão – O locutor e irmão de Andressa, que conduzia a moto na hora do acidente, também sofreu ferimentos graves na cabeça e a Defensoria Pública também solicitou vaga especializada para o seu tratamento. Mas, como o caso dele é de menor complexidade que o da irmã, a vaga foi encontrada na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e ele já foi transferido para o Hospital Municipal de Cuiabá.

Comente esta notícia