Cuiabá, 18 de Setembro de 2024

CIDADES Sábado, 14 de Setembro de 2024, 08:58 - A | A

Sábado, 14 de Setembro de 2024, 08h:58 - A | A

reconhecimento

Escolas melhores colocadas no IDEB recebem homenagem da primeira-dama

Em Cuiabá, cerca de 7 mil estudantes de 50 unidades educacionais que atendem aos anos iniciais do Ensino Fundamental (5º Ano) e oito escolas que atendem aos anos finais (9º Ano) participaram da avaliação realizada em 2023

Da Redação

A primeira-dama Márcia Pinheiro homenageou onze escolas da rede pública municipal de educação mais bem posicionadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023, anos iniciais, divulgado em agosto. O evento reuniu diretores, professores e profissionais da educação no Hotel Fazenda Mato Grosso, na quarta-feira (11).

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), avalia a qualidade do ensino nas escolas públicas, produzindo informações sobre os níveis de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. Em Cuiabá, cerca de 7 mil estudantes de 50 unidades educacionais que atendem aos anos iniciais do Ensino Fundamental (5º Ano) e oito escolas que atendem aos anos finais (9º Ano) participaram da avaliação realizada em 2023.

A primeira-dama, Márcia Pinheiro, acompanhada da secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, falou sobre sua infância em escolas públicas e destacou o orgulho pelo avanço da educação pública de Cuiabá. Nos últimos anos, a Capital vem apresentando uma curva crescente e consistente nos índices. No IDEB 2023, a média das escolas municipais foi de 5,8, acima da última avaliação realizada em 2021, quando a média foi de 5,6.

“Tenho um carinho muito especial pela escola pública e quero parabenizar todos vocês pela dedicação e determinação em fazer o melhor. O compromisso de cada um de vocês faz com que os nossos alunos tenham condições de aprender, de ter uma vida mais digna e próspera. As melhorias promovidas na infraestrutura da rede, a entrega do kit de material escolar, o uniforme escolar, a formação e valorização dos profissionais e outras ações são importantes, mas ter um gestor sensível, que sempre teve a visão de poder dar dignidade para as nossas crianças, faz a diferença. O sucesso da gestão Emanuel Pinheiro é por causa de vocês. Vocês estão na ponta, vocês estão realmente levando os serviços públicos para as pessoas que realmente precisam”, salientou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

A secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, fez um relato das ações implementadas pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro a partir de 2017, quando assessores da Educação foram conhecer as experiências de Sobral, no Ceará, até a transformação da educação cuiabana, que hoje é uma referência nacional. Entre as ações implementadas pela gestão, destacou o Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC). “O monitoramento, o acompanhamento do professor e o engajamento pedagógico fazem a diferença no processo de ensino-aprendizagem da criança. Em 2017, saímos de 35% e chegamos hoje a quase 70% de efetividade na alfabetização. Cuiabá é hoje a décima capital com o melhor índice de alfabetização. E esse é o foco, melhoramos muito e vamos melhorar ainda mais”, salientou Edilene Machado.

O secretário-adjunto de Educação, Marco Antonio Alves Braga, falou sobre a educação infantil e sua evolução, para que todas as crianças atendidas na rede pública municipal de Cuiabá cheguem ao quinto ano com habilidades adquiridas e consolidadas. “É uma honra fazer parte da Secretaria Municipal de Educação na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, que acreditou e acredita que, pela educação, podemos mudar o mundo. Essa homenagem vai para os 9 mil funcionários da rede pública municipal. Todos têm uma parcela de contribuição nesse sucesso, cada um em sua função. Quero parabenizar as equipes gestoras que estão aqui hoje representando suas unidades, e especialmente os professores, que estão na sala de aula todos os dias, para que possamos alcançar esse resultado”, disse Marco Antonio.

A diretora da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Madre Marta Cerutti, Fernanda Vieira de Paula Lutterback, agradeceu a homenagem. “Estamos extremamente orgulhosos com a conquista do 1º lugar no IDEB 2023, com a nota 7,3. Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo, que envolve não só os professores, a Coordenação Pedagógica, os técnicos da unidade e a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, mas também os alunos e suas famílias, bem como a secretária de Educação, Edilene Machado, que acreditou no nosso projeto educacional. Aqui na EMEB Madre Marta Cerutti, buscamos diariamente proporcionar uma educação de qualidade, com foco no desenvolvimento integral de nossos estudantes. Esse reconhecimento no IDEB reforça o compromisso de todos nós em continuar investindo em uma educação pública de excelência, sempre buscando inovar e adaptar nossas práticas para oferecer o melhor para nossas crianças. Agradecemos a todos que fazem parte dessa história de sucesso”, disse a diretora Fernanda Vieira de Paula Lutterback.

A professora Marta Maria, que trabalha há 10 anos com turmas de 5º ano, comentou: “Como professora, acredito que a dedicação diária, o carinho pelos alunos e o compromisso com o aprendizado foram essenciais para esse resultado. Nossos estudantes têm se mostrado cada vez mais motivados e engajados, e isso nos impulsiona a continuar inovando em sala de aula. Este resultado, da EMEB Madre Marta Cerutti e das demais escolas, não é apenas um número, mas o reconhecimento de todo um trabalho conjunto entre a equipe escolar, os alunos e suas famílias. A educação transforma vidas, e é com esse pensamento que seguiremos avançando", ressaltou a professora Marta Maria.

As onze unidades educacionais da rede pública municipal de Cuiabá com melhores índices no IDEB 2023 são as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Madre Marta Cerutti (7,3), Ana Tereza Arcos Krause (7,1), Professor Onofre de Oliveira (6,7), Prof.ª Maria Ambrósio Pommot (6,6), Prof. Francisval de Brito (6,4), Agostinho Simplício de Figueiredo (6,4), Moacyr Gratidiano Dorileo (6,4), Maria da Glória de Souza (6,4), Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Nova Esperança (6,4) e Dr. Orlando Nigro (6,3). Além de placas de reconhecimento pelo trabalho realizado, os professores receberam notebooks.

Comente esta notícia