Cuiabá, 27 de Novembro de 2024

CIDADES Terça-feira, 26 de Novembro de 2024, 09:57 - A | A

Terça-feira, 26 de Novembro de 2024, 09h:57 - A | A

NOVEMBRO AZUL

Hospital Santa Casa realizou atendimento preventivo em 20 homens com deficiência auditiva

Consultas foram ofertadas na especialidade de urologia para exames preventivos para o rastreamento de câncer de próstata

Da Redação

Durante todo o mês de novembro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza ações referentes à campanha Novembro Azul nos hospitais do Estado, com o objetivo de conscientizar, especialmente os homens, sobre o câncer de próstata e incentivar o autocuidado e a realização de exames preventivos.

O Hospital Estadual Santa Casa, juntamente com a Superintendência Estadual das Pessoas com Deficiência do Governo de Mato Grosso e a Central de Intérprete de Libras (CIL), através da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), ofertou 20 consultas para pacientes com deficiência auditiva em Cuiabá.

As consultas foram ofertadas na especialidade de urologia com foco em exames preventivos para o rastreamento de câncer de próstata.

“O Hospital Estadual Santa Casa está sempre em busca de promover a inclusão e a integração desses pacientes na campanha. É de extrema importância para auxiliar na prevenção do câncer de próstata que, se descoberto precocemente, tem até 90% de chance de cura. Incentivar os homens na realização do exame nem sempre é fácil, e detectar e tratar o câncer de próstata precocemente pode salvar vidas”, explicou a diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens no Brasil, representando 29% dos casos de câncer. Ele fica atrás apenas dos casos de câncer de pele, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

“A parceria da Santa Casa com a Superintendência Estadual da Pessoa com Deficiência acontece desde 2019 e as consultas foram realizadas para garantir que os homens com deficiência auditiva pudessem ter o acesso a uma consulta com especialista nesse mês”, acrescentou a superintendente de Promoção e Articulação das Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência do Governo de Mato Grosso, Tais Augusta de Paula.

Sobre o câncer de próstata

O Ministério da Saúde orienta que, a partir dos 50 anos, homens realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Para aqueles com histórico familiar da doença, a recomendação é que inicie o acompanhamento a partir dos 45 anos.

Entre os principais sintomas do câncer de próstata, está a dificuldade para urinar, a sensação de bexiga cheia mesmo depois de ir ao banheiro, a diminuição do jato de urina, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen.

Muitos casos são assintomáticos nas fases iniciais, o que torna o diagnóstico precoce ainda mais importante. Homens, que apresentarem qualquer um desses sinais, devem procurar um urologista, médico especialista em saúde masculina.

A prevenção para esse tipo de câncer também pode ser feita através de hábitos saudáveis como a uma alimentação rica em fibras e cereais, evitando alimentos gordurosos e de origem animal, e a prática regular de exercícios físicos de no mínimo 30 minutos diários.

Comente esta notícia