O governador Mauro Mendes (União Brasilugeriu um boicote ao Carrefour e ao Atacadão depois do CEO da rede de mercados francesa, Alexandre Bompard, dizer que não iria mais comprar carnes produzidas em países do Mercosul, entre eles o Brasil, para vender nas lojas da França. Mato Grosso tem o maior rebanho bovino do país.
O Carrefour suspendeu a compra de produtos sul-americanos por supostamente não atenderem às exigências e às normas da França, o que tem causado estresse entre os produtores franceses, que são contra o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. ...
Em vídeo publicado em seu perfil no Instagram na última 5ª feira (21.nov.2024), o governador mato-grossense disse que não irá mais comprar em lojas da rede de supermercados e pediu para que a população faça o mesmo “para honrar o país”.
"Ele tem direito de comprar de quem ele quer para mandar produto lá para a França, mas nós brasileiros também temos o direito de comprar de quem quisermos. Então, se o Brasil não serve para vender carne para eles, então eles não servem para vender produtos franceses e essa empresa não deveria ser bem vista aqui no nosso País", disse Mendes
"Quero dizer ao diretor geral do Carrefour e do Atacadão, que eu, como cidadão, não vou comprar mais das lojas deles, e acho que aqueles que são do agro e até a população brasileira, para honrar o nosso País, deveriam pensar em dar a eles o mesmo tratamento que estão dando ao nosso País", defendeu o governador.
Ainda no vídeo, o governador disse que o boicote se dá porque os produtores franceses não conseguem competir com o agronegócio brasileiro. Também criticou o presidente da França, Emmanuel Macron. Disse que disse que a França adota um “discurso ambientalista hipócrita” ao boicotar a carne brasileira.
“Fica claro que essa conversa do presidente da França, Emmanuel Macron, e de muitos ambientalistas que dizem defender o meio ambiente não passa de conversa fiada. No fundo, querem usar o meio ambiente para criar barreiras contra o agronegócio brasileiro e de outros países aqui da América do Sul”, afirmou.