A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realiza, entre 20 e 24 de novembro, a semana pedagógica de 2025. A iniciativa busca fortalecer a integração com profissionais das Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) e a eficiência dos processos pedagógicos e administrativos.
A semana pedagógica será realizada na modalidade online. Durante os cinco dias, ocorrerão palestras, workshops e trabalhos de produção em grupo que visam o aprimoramento das competências, habilidades cognitivas e socioemocionais das equipes, principalmente para alinhamento de documentos institucionais e capacitação continuada dos profissionais envolvidos.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, e o secretário-adjunto de Educação Profissional e Superior, Dimorvan Brescancim, abrirão o evento com uma palestra sobre os “Desafios e Oportunidades na implantação da Formação Técnica Profissional em Mato Grosso”.
"A expectativa da Seciteci é que os resultados e discussões realizadas ao longo da semana se transformem em ações concretas nas escolas e, consequentemente, na sociedade. Dessa forma, a secretaria buscará elevar a excelência da educação profissional em Mato Grosso neste novo ano letivo", disse Allan Kardec.
Para Dimorvan, o evento é importante porque no início do ano letivo há ingresso de novos estudantes, novos cursos técnicos e convocação de novos professores, técnicos administrativos e técnicos de apoio educacional. “A semana pedagógica nos permite preparar as equipes para receber os nossos estudantes. Serão apresentados e discutidos temas muito importantes para esse momento", disse.
A semana pedagógica terá um tema a ser abordado em cada dia de evento, sendo eles: Políticas Públicas e Legislação (1º dia), Gestão Escolar e Alinhamento Institucional (2º dia), Transformação Social e Metodologias Ativas (3º dia), Competências e Habilidades (4º dia) e Ambientação Tecnológica (5º dia).
A Seciteci já reuniu gestores das ETECs para planejar as ações de 2025 e continuará realizando formações continuadas dos profissionais ao longo do ano. Atualmente, a secretaria conta com aproximadamente 350 profissionais nas 17 Escolas Técnicas Estaduais.