O Papa Francisco tropeçou ao entrar no auditório do Vaticano para uma audiência no sábado (1º), após a alça de sua bengala quebrar. O pontífice não se machucou, mas precisou ser auxiliado para sentar-se na cadeira no palco.
Aos 88 anos, Francisco tem dificuldades de mobilidade e muitas vezes precisa usar uma cadeira de rodas. Com problemas nos joelhos, o Papa já caiu duas vezes nos últimos dois meses.
Em dezembro, o papa bateu o queixo na mesa de cabeceira, que lhe causou um hematoma. No início de janeiro, Francisco caiu, machucou o braço direito e teve que usar uma tipoia como precaução.
A saúde de Francisco é preocupação constante do Vaticano. No ano passado, o pontífice afirmou que uma eventual renúncia do comando da Igreja Católica é uma "hipótese distante".
“Esta é uma hipótese distante, porque não tenho razões suficientemente sérias para me fazer pensar em desistir”, disse em março.
O Papa Bento XVI quebrou 600 anos de tradição e renunciou ao papado em 2013. Os assessores de Bento atribuíram a decisão a uma queda noturna que ele sofreu durante uma viagem ao México em 2012, após a qual ele determinou que não poderia acompanhar as exigências globais do papado.
Em sua autobiografia "Hope", lançada este mês, Francisco disse que não considerou renunciar, mesmo quando passou por uma grande cirurgia intestinal.