Cuiabá, 23 de Janeiro de 2025

OPINIÃO Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025, 09:29 - A | A

Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025, 09h:29 - A | A

NEILA BARRETO

Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso renovado

Os novos associados efetivos, empossados na presente data, todos entram para a Instituição com planos de trabalhos elaborados que passarão a compor o planejamento estratégico do IHGMT, a partir do ano de 2025.

NEILA BARRETO

Neste 16 de janeiro de 2025, em sua sede situada à Casa Barão de Melgaço 3.869, Centro Norte, Cuiabá/MT, o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso - IHGMT, em sessão presencial/coletiva, efetivou-se a posse de 13 (treze) associados efetivos, a saber: Alexandre Luís Cesar; Diogo Marcelo Delben Ferreira de Lima; Divanize Carbonieri; Francisco das Chagas Rocha; Gonçalo Antunes de Barros Neto; João Paulo Lacerda Paes de Barros; José Eduardo Fernandes Moreira da Costa; Lenine Póvoas de Abreu; Lindinalva Correia Rodrigues; Luiz Geraldo Marchetti; Maria Rita de Oliveira Vicente Ferreira Uemura; Olga Moreira Borges Lustosa; Rosana Leite Antunes de Barros; Pe. Tiago Figueiró; Vanda da Silva.

Todos os aprovados, de modo próprio, se inscreveram para concorrer às vagas divulgadas edital público de abertura de vaga, publicado em 24/09/2024, em jornal de circulação estadual, tendo sido aprovados em três certames, sendo o primeiro relativo ao currículo, o segundo em produção intelectual, e o terceiro por entrevista com uma banca composta por associados efetivos do IHGMT, os professores doutores: Allan Kardec Pinto Acosta Benitez, Edson Benedito Rondon Filho e Onélia Carmen Rosseto.

Os novos associados efetivos, empossados na presente data, todos entram para a Instituição com planos de trabalhos elaborados que passarão a compor o planejamento estratégico do IHGMT, a partir do ano de 2025.

O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso – IHGMT é uma instituição sem fins lucrativos fundado em 08 de abril de 1919. Poderoso em suas atividades. É a instituição cultural mais longeva do Estado de Mato Grosso e tem a sua sede na capital do estado, na Casa Barão de Melgaço, em Cuiabá.

Desde a sua criação mantem as suas memórias registradas em um periódico anual, chamado de “Revista” cuja articulação e rede de difusão objetivam fomentar o processo de construção e divulgação do conhecimento histórico, geográfico, antropológico, político, sociológico e cultural e outros, do Estado de Mato Grosso com interlocução direta com a sociedade civil e academias.

Na história de criação do IHGMT conta que, “ o Bispo de Prusíade, Dom Francisco de Aquino Corrêa, então Presidente do Instituto Histórico de Mato Grosso, ainda, sem a palavra “geográfico”, no editorial do ano I, tomo I, anunciou: "E eis que hoje mesmo, em se inaugurando o Instituto Histórico de Matto-Grosso, afflóra tambem ao sol das festas bicentenarias, o seu orgam, esta Revista, fadada a sêr archivo e escrínio da história, da geographia, da ethnographia, da archeologia do Estado. Tarde, mas sempre em tempo!"

O tempo passou! D. Aquino acertou.! Hoje o Instituto com 106 anos aumenta e renova os seus associados efetivos. Coloca a sua produção intelectual a favor do mundo, das pessoas simples. Sai da casinha e produz sabedoria para o povo. Atualmente, desde setembro de 2020 é administrado pela professora Neila Barreto, na presidência e Allan Kardec, na vice-presidência e todos os seus associados colaboradores.

Parabéns a todos.

 

Comente esta notícia