Cuiabá, 22 de Janeiro de 2025

BRASIL Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025, 09:48 - A | A

Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025, 09h:48 - A | A

educação

Além do Sisu: confira cronogramas oficiais do Prouni e do Fies do primeiro semestre

MEC decidiu agilizar o calendário dos programas para não atrasar a entrada dos beneficiados. Nas edições anteriores, estudantes reclamavam de prejuízo por ingressarem muito após o início do semestre letivo

G1

O Ministério da Educação confirmou as datas do Programa Universidade para Todos (Prouni ) e do Fundo de Financiamento ao Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025. As informações constam no edital de cada um dos programas.

Neste ano, o MEC decidiu agilizar o calendário dos programas para não atrasar a entrada dos beneficiados. Nas edições anteriores, estudantes aprovados por meio da segunda chamada e da lista de espera reclamavam de prejuízo por ingressarem muito após o início do semestre letivo.

Como adiantado pelo Ministro Camilo Santana, os programas vão acontecer, respectivamente, nas seguintes datas:

Prouni
Inscrições: 24 a 28 de janeiro
Primeira chamada: 4 de fevereiro
Segunda chamada: 28 de fevereiro
Manifestação de interesse na lista de espera: 26 e 27 de março
Resultado da lista de espera: 1º de abril

O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do governo federal que oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50% de desconto) em instituições de ensino particulares.

Fies
Inscrições: 4 a 7 de fevereiro
Resultados da chamada única: 18 de fevereiro
Convocação da lista d espera: 25 de fevereiro a 9 de abril

Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do governo federal possibilita o financiamento de cursos superiores em faculdades particulares, e funciona como um empréstimo que o candidato deve quitar após o final do curso.

Junto ao Sisu, cujas inscrições terminam às 23h59 de 21 de janeiro, e que seleciona estudantes para vagas em universidades públicas de todo o país, estes são os programas do Governo Federal que possibilitam o ingresso no ensino superior.

Comente esta notícia