Cuiabá, 18 de Outubro de 2024

BRASIL Quarta-feira, 09 de Outubro de 2024, 15:40 - A | A

Quarta-feira, 09 de Outubro de 2024, 15h:40 - A | A

Câmaras municipais

Vereadores eleitos: PL lidera em apenas um estado; PT, em nenhum

Nas regiões Norte e Centro-Oeste, o União Brasil foi o mais bem-sucedido, e no Sul, o PP elegeu o maior número de candidatos, segundo dados do TSE

G1

O MDB foi o partido que conseguiu eleger o maior número de vereadores no Nordeste, enquanto o PSD dominou o Sudeste. O União Brasil foi o mais bem-sucedido no Norte e no Centro-Oeste. No Sul, o PP elegeu o maior número de candidatos. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Quando se olha para os estados, o MDB continua liderando no Nordeste ao ter conquistado o maior número de estados da região: quatro. No Sudeste, o PSD também ficou à frente com dois estados. No Norte, o União elegeu o maior número de vereadores em três estados, assim como no Centro-Oeste.

Já no Sul, nenhuma legenda prevaleceu: embora o PP tenha conseguido, na somatória, o maior número de vereadores na região, o partido teve maioria apenas no Rio Grande do Sul. O PSD elegeu mais no Paraná; e o MDB foi o campeão em Santa Catarina.

???? Nacionalmente, o MDB manteve a liderança, que já dura ao menos duas décadas, no quesito número total de vereadores eleitos. O PP, o PSD, o União Brasil e o PL completam a lista das cinco legendas mais votadas.

No total, cerca de 430 mil candidatos a vereador disputaram a eleição do último domingo (6) e aproximadamente 60 mil foram eleitos para assumir um mandato nas câmaras municipais em 2025.

???? Prefeitos: Para efeito de comparação, o PSD foi o partido com o maior número de prefeitos eleitos no 1º turno. Foi a primeira vez em ao menos 20 anos que o MDB foi desbancado.

Partidos que conquistaram mais estados
O MDB foi o partido que conquistou o maior número de estados no país: seis. Em segundo lugar, ficaram empatados União Brasil e PSD, ambos com cinco estados.

Confira a divisão dos estados por partido:

MDB: Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Piauí, Pará, Maranhão e Alagoas
União Brasil: Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Amapá e Amazonas
PSD: Sergipe, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Bahia
PSB: Pernambuco, Espírito Santo e Ceará
Republicanos: Tocantins, Roraima e Paraíba
PP: Rio Grande do Sul e Acre
PSDB: Mato Grosso do Sul
PL: Rio de Janeiro

 

Comente esta notícia