Crianças da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Antônio Joaquim de Arruda, em Várzea Grande entregaram pessoalmente as 526 cartinhas que escreveram ao Papai Noel dos Correios. A campanha foi lançada em Mato Grosso, na manhã de terça-feira (12), na unidade municipal escolar, que reúne alunos e alunas entre quatro a 7 anos de idade. A EMEB também atende 55 crianças com deficiência (PCDs), e é referência municipal em Educação Especial.
O Coral Canto Livre dos Correios abriu o evento ao som de canções natalinas e foi acompanhado na sequência pelo coral infantil da escola. Na oportunidade, também foi lançado o Selo de Natal dos Correios, que neste ano teve como tema emissão comemorativa com ilustrações do cartunista Ziraldo. O superintendente estadual dos Correios, Edilson Pereira Nery conduziu o ato de obliteração do selo, que foi carimbado por representantes da Secretaria Municipal de Educação e direção da escola.
O momento mais esperado foi a chegada do Papai Noel, que distribuiu lembrancinhas para as crianças e deu o recado: pediu para que padrinhos e madrinhas façam a adoção das cartinhas até o dia 20 de dezembro e entreguem os presentes nas agências dos Correios em Mato Grosso até o dia 31 de dezembro, data limite, mas que foi prolongada após o Natal para o recebimento dos presentes, de maneira que haja mais tempo aos padrinhos e madrinhas que adotaram cartinhas e nenhuma criança fique sem o presente.
As crianças enviam cartas aos Correios, que são triadas e disponibilizadas para que a sociedade adote os pedidos. Os Correios em Mato Grosso têm a expectativa de atender 10 mil cartinhas escritas por alunos matriculados em escolas da rede pública (do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, independentemente da idade) e de instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos, além de pedidos feitos por crianças da sociedade, com até 10 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social.
Parceria CNJ - Entre as novidades de 2024, está a parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em que cartas de menores assistidos pelas Coordenadorias da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça das capitais também serão disponibilizadas para adoção. A ideia é promover um Natal mais feliz às crianças e adolescentes acolhidas nessas unidades jurisdicionais.
Carreata de luz – Em comemoração aos 35 anos da campanha, os Correios irão promover uma carreata de luz que vai percorrer todas as capitais brasileiras até o dia 14 de dezembro. Em Mato Grosso, a carreata vai ocorrer no mês de novembro nos bairros de Várzea Grande e Cuiabá.
No ano passado, 2023, pela primeira vez, a campanha atendeu 100% dos pedidos das crianças. Foram 270 mil cartinhas adotadas – cerca de 210 mil foram adotadas por pessoas físicas e 60 mil contempladas por meio de doações realizadas por mais de 200 parceiros como empresas e órgãos públicos em todo Brasil.
As datas de início e fim do período de adoção variam por estado. Todas as informações sobre prazos de adoção e entrega de presentes também estão no Blog: https://blognoel.correios.com.br/blognoel/index.php
Como adotar cartinhas - Para adotar uma cartinha, basta acessar o Blog da Campanha (https://blognoel.correios.com.br/blognoel/index.php ) e seguir as instruções. Também é possível encontrar cartinhas físicas nas principais agências de Correios. A entrega de presentes deverá ser feita presencialmente, no ponto de entrega indicado no blog.
A sociedade pode participar dessa corrente de solidariedade, que há 35 anos une empresa, empregados, voluntários, padrinhos e madrinhas para atender, dentro do possível, aos pedidos das crianças em situação de vulnerabilidade social. Os Correios empenham a dedicação de seus empregados e sua capacidade logística para entregar os presentes e atender às expectativas de milhares de crianças em todo o País.