O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) encerrou a participação na 19ª Semana Nacional da Conciliação com R$ 17,8 milhões em acordos homologados e 8.189 pessoas atendidas. O evento foi realizado entre 4 e 8 de novembro nos tribunais de todo país e teve como tema “É tempo de conciliar”.
A iniciativa reuniu magistrados e servidores dos centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs-JT) de 1ª e 2ª instâncias e diversas varas trabalhistas de Mato Grosso. Nesta edição, foram realizadas na Justiça do Trabalho em Mato Grosso 1.857 audiências que resultaram em 680 acordos.
O resultado foi comemorado pela coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) e coordenadora do Cejusc de 2º grau, desembargadora Beatriz Theodoro. “Estou sem palavras para expressar o resultado que tivemos. Os números falam por si e me deixam muito orgulhosa dessa equipe de magistrados e servidores que atuaram na Semana de Conciliação. Agradeço demais a todos que mais uma vez mostraram que sabem o que é, de fato, ser humano”, destacou a magistrada.
A presidente do TRT/MT, desembargadora Adenir Carruesco, agradeceu à equipe dos Cejuscs de 1º e 2º graus pelo empenho. Ela também destacou que em breve estará disponível à sociedade o “Conciliômetro”, uma plataforma onde será possível acompanhar os números das conciliações no TRT/MT. “É importante que a sociedade perceba claramente a diferença que o Tribunal faz na vida do cidadão mato-grossense. O Conciliômetro é uma novidade que ficará disponível no nosso site para transparecer de forma mais viva a atuação do Cejusc. Parabenizo a todos pelo trabalho maravilhoso que segue sempre superando as expectativas”.
A advogada do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação Frigoríficas de Álcool e de Refinação de Açúcar nos Municípios de Tangará da Serra e Região, Vanessa Pivatto, comemorou o acordo realizado em uma ação coletiva que foi colocada em pauta na Semana da Conciliação. “Foram resolvidas de forma ágil centenas de processos, o que terá grande impacto na vida dos trabalhadores, muitos com problemas financeiros. Tem também o benefício do impacto econômico na região, uma vez que esses valores movimentam o comércio local”, afirmou.
Para o advogado Mateus Paese, o resultado da Semana Nacional da Conciliação foi muito profícuo. “Fizemos centenas de acordos e as partes ficaram bem satisfeitas. A celeridade dos acordos na Justiça do Trabalho e a forma como são realizadas as audiências são magníficas. Um acordo é sempre mais rápido e bom tanto para o reclamado como para o reclamante. Ajuda a parte a receber os valores e a empresa a eliminar os passivos. O TRT/MT está na vanguarda desse processo que, a meu ver, é o futuro da Justiça do Trabalho. Todos saem ganhando”, avaliou.
Semana da Conciliação
A Semana Nacional da Conciliação é realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais de justiça, do trabalho e federais. Em Mato Grosso, os acordos firmados envolveram empresas de vários segmentos, como Caixa Econômica Federal, Companhia Brasileira de Distribuição e União Avícola Agroindustrial.