O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entrega nesta terça-feira (5) a unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Planalto, que passou por reformas e melhorias em sua estrutura física. A solenidade de inauguração está marcada para as 9h30.
A reforma incluiu pintura, adequação das salas de atendimento, adaptação dos banheiros para atender Pessoas com Deficiência (PCD) e melhorias nas instalações elétricas. Essas mudanças beneficiarão diretamente a população das 16 comunidades atendidas pela unidade na Região Leste, como os bairros 08 de Abril, Campo Verde, Carumbé, Condomínio Chapada Imperial, Guaicurus, Itamarati, Jardim Eldorado, Jardim Novo Horizonte, Novo Mato Grosso, Planalto, Residencial Santa Inês, Residencial São Carlos, Residencial São Roque, Sol Nascente, Três Lagoas e Vila Rosa.
A obra conta com investimento no valor de R$ 500 mil por meio de uma Emenda Parlamentar do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho. O investimento visa à estruturação da Rede de Serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), abrangendo as reformas do CRAS Planalto, já concluída, e do CRAS Getúlio Vargas.
A unidade também foi reestruturada para otimizar os ambientes de atendimento, permitindo um acompanhamento mais individualizado dos diferentes grupos atendidos. Além do Cadastro Único (CadÚnico), o Cras Planalto oferece atendimentos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e de programas como Acessuas Trabalho e Criança Feliz, bem como benefícios socioassistenciais como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Bolsa Família.
A equipe de atendimento será composta por 13 servidores, incluindo assistente social, psicólogo, pedagogo, orientadores sociais, oficial administrativo e vigilante. Cerca de 350 pessoas são atendidas mensalmente na unidade.
Outros Cras, como o CPA, Nova Esperança, Jardim União e Dr. Fábio, também receberam melhorias e foram revitalizados, enquanto os Cras Getúlio Vargas, Pedregal e Dom Aquino ainda estão em reforma e serão entregues em breve à população.
Atualmente, Cuiabá conta com 14 Centros de Referência de Assistência Social, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.