Com a forte onda de casos de Dengue, Chikungunya e Zika em todo Brasil, Mato Grosso ganhou destaque em relação as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Todas as mortes por chikungunya no Brasil este ano, até a última semana de janeiro, foram registradas em Mato Grosso. A informação é do Painel de Monitoramento das Arboviroses, atualizado pelo Ministério da Saúde.
Foram registradas três mortes nos municípios de Cuiabá, Jaciara e Dom Aquino. Além disso, outras duas mortes no estado estão sob investigação e há 4.081 casos prováveis. Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que existem outros nove óbitos em investigação no país, sendo um no Maranhão, dois em Pernambuco, um no Rio Grande do Norte e cinco em São Paulo.
Em Cuiabá, a Prefeitura decretou estado de emergência na área da Saúde Pública da capital devido ao risco de epidemia de chikungunya e dengue. O decreto, válido por 60 dias, prevê a criação de um Comitê de Operações Emergenciais para monitorar a situação e tomar decisões estratégicas. De acordo com o Boletim Epidemiológico que analisou o período de 29 de dezembro a 18 de janeiro deste ano, houve um crescimento de 204,5% nos casos confirmados de dengue e de 1.913,3% nos de chikungunya em comparação ao mesmo período anterior.
Ainda de acordo com o painel em Mato Grosso, o sinal de alerta está ligado para outras duas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: a dengue e a zika. Segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses, 6.556 casos prováveis de dengue foram registrados em todo o estado, com quatro óbitos em investigação. Além disso, há 435 casos prováveis de zika.
Sintomas
O primeiro sintoma da Dengue, normalmente, é febre alta, acima de 38º, que persiste de dois a sete dias. Pode vir acompanhada de dor na cabeça, no corpo, atrás dos olhos, fraqueza e manchas vermelhas. Aos primeiros sintomas, a pessoa deve buscar a unidade de saúde mais próxima.
A Chikungunya quadro agudo da doença dura até 15 dias, sendo que algumas pessoas desenvolvem quadros pós-agudo ou crônico com dores nas juntas que podem durar meses ou anos. A infecção do vírus causa diversos sintomas, começando por febre alta abrupta e mal-estar. Nesse caso, as dores de cabeça, no corpo e principalmente nas articulações (pulsos, tornozelos, dedos, joelhos, cotovelo
Já a Zika a infecção pelo vírus pode ser assintomática ou sintomática. Quando sintomática, pode apresentar quadro clínico variável, desde manifestações brandas e autolimitadas até complicações neurológicas e malformações congênitas. Estudos recentes indicam que mais de 50% dos pacientes infectados por Zika tornam-se sintomáticos. O período de incubação da doença varia de 2 a 7 dias. O sintomas são: Febre baixa ou ausente; Conjuntivite não purulenta; Cefaleia, artralgia, astenia e mialgia; Edema periarticular, linfonodomegalia.