O embaixador de Israel em Washington, Mike Herzog, disse que um acordo de cessar-fogo para acabar com os conflitos entre Israel e o Hezbollah, sediado no Líbano, pode ser alcançado “dentro de alguns dias”.
Herzog disse à Rádio do Exército Israelense nesta segunda-feira, 25, que ainda havia “pontos a finalizar” e que qualquer acordo exigia concordância do governo. Mas ele afirmou que “estamos perto de um acordo” e que “isso pode acontecer em poucos dias”.
Entre as questões pendentes está uma demanda israelense de reservar o direito de agir caso o Hezbollah viole suas obrigações.
O acordo busca expulsar o Hezbollah e as tropas israelenses do sul do Líbano.
Israel acusa o Hezbollah de não aderir a uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que encerrou a guerra de 2006 entre os lados que fizeram disposições semelhantes, e Israel tem preocupações de que o Hezbollah possa ensejar um ataque fronteiriço no estilo Hamas do sul do Líbano se mantiver uma presença pesada na região.
O Líbano diz que Israel também violou a resolução de 2006. Reclama sobre jatos militares e navios de guerra entrando em território libanês mesmo quando não há conflito ativo.