Cuiabá, 03 de Fevereiro de 2025

OPINIÃO Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2025, 12:57 - A | A

Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2025, 12h:57 - A | A

FRANCISNEY LIBERATO

Qual é o seu estilo de liderança?

Saber e entender o seu estilo de liderança lhe proporcionará um caminho a ser seguido.

FRANCISNEY LIBERATO

Saber e entender o seu estilo de liderança lhe proporcionará um caminho a ser seguido.

Normalmente quando se fala em liderança, logo pensamos em algum tipo ou estilo de liderança. Há preferências de alguns em relação a outros, porém, para você, qual é o tipo de liderança que mais lhe atrai?

Teoria dos traços – nesta teoria acredita-se que o líder nasce pronto e acabado, pois detém características e traços pessoais e naturais de acordo com a sua personalidade.

Teoria dos comportamentos – a ideia dessa teoria é que o indivíduo possui um arsenal de comportamentos que o credencia para ser um líder. Esse comportamento e habilidade são treinados e aprendidos, e o objetivo é entender por que esses líderes geram resultados. Perceba que essa teoria é oposta à Teoria dos traços.

Teoria situacional – segundo os estudiosos, não existe um modelo pronto. A visão desta teoria é que para cada situação teremos um perfil de líder adequado e pertinente.

Teoria transacional – a base dessa teoria é que há uma transação e negociação entre o líder e os seus colaboradores, visando obter maior interesse e envolvimento de todos, para que assim consigam resultados satisfatórios, sob o ponto de vista econômico, técnico, político, psicológico etc.

Teoria transformacional – essa teoria busca motivar, engajar, estimular, disseminar ideias positivas, visando receber maior dedicação e entrega dos colaboradores. Para isso, a liderança precisa influenciar a sua equipe para que eles entendam que todos serão beneficiados com a mudança de atitude, uma verdadeira transformação.

Liderança por atribuição – nessa teoria, compreende-se que o grupo, com base na convivência, na experiência de todos e de forma democrática, elege o líder, com isso, entende-se que a escolha do líder pelo grupo trará resultados positivos para a organização.

Liderança carismática – o foco do líder deve ser no colaborador, a fim de entender e compreender os seus anseios, desejos, expectativas e sonhos, a fim de alargar a responsabilidade de todos, para alcançar excelentes resultados.

Independentemente se você, caro líder, tem familiaridade com algum tipo da liderança, é bom lembrar que qualquer estilo de liderança pode ser treinado e aprendido, basta querer! Não há fórmula perfeita e acabada de um modelo de liderança. Porém, sempre é salutar considerar que os colaboradores são peças prioritárias desta jornada.

Não há uma resposta exata sobre qual estilo de liderança é melhor ou pior, o que temos que considerar em cada modelo de liderança é que há vantagens como também há desvantagens de cada modelo, porém o fundamental é entender o cenário, a política da empresa, o planejamento, a equipe, a maturidade do time, os resultados.

Vejo que o melhor estilo de liderança será aquele que alcançar os objetivos, propósitos e resultados para a organização, e tudo isso sendo feito com leveza, alegria e gerando felicidade para todos.

(*) FRANCISNEY LIBERATO é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor. Palestrante e Professor há mais de 23 anos. Coach e Mentor. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa. Graduado em Administração, Ciências Contábeis (CRC-MT), Direito (OAB-MT) e Economia. Membro da Academia Mundial de Letras.

Comente esta notícia