Cuiabá, 21 de Novembro de 2024

POLÍTICA & PODER Quinta-feira, 14 de Novembro de 2024, 09:49 - A | A

Quinta-feira, 14 de Novembro de 2024, 09h:49 - A | A

debater a educação

Deputada sugere reunião de trabalho entre Sintep, Seduc e deputados

Durante a reunião, Janaina cobrou uma posição sobre a demora na análise dos processos de quem fez o prófuncinário

Da Redação

Por sugestão da deputada estadual Janaina Riva (MDB), durante audiência realizada na manhã desta quarta-feira (13.11), que tratou sobre o edital de atribuições dos servidores estaduais da educação, uma nova agenda de trabalho no início de dezembro deve ser marcada entre Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintep), deputados estaduais e o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, para debater sobre os encaminhamentos de tudo que foi trazido pelos servidores na audiência desta manhã, bem como outras demandas que tem chegado aos deputados.

“O encaminhamento da Assembleia é que haja uma nova reunião com o secretário, mas uma reunião de trabalho para a gente ver o retorno de tudo aquilo que foi tratado aqui nessa audiência de hoje e, além disso, para tratarmos também de outras pautas que beneficiam os servidores da educação. Eu citei durante minha fala a questão da aposentadoria, o desconto da previdência dos aposentados que recebem até o teto do INSS, isso é uma pauta importante para a Assembleia, que nós queremos uma sinalização do governo para resolver. Nós tratamos aqui também da questão do fechamento das escolas e queremos um posicionamento para que se a escola for fechada tem que ter a sala anexa para os alunos da zona rural. A gente não pode incorrer no risco de ter um aluno que tenha que andar duas, três, quatro horas dentro de um ônibus, o que é desumano, então são muitas as pautas que chegam para a Assembleia, que a presença do secretário aqui é importante para a gente esclarecer, encaminhar e (1:58) apresentar solução para a sociedade”, disse a parlamentar.

Durante a reunião, Janaina cobrou uma posição sobre a demora na análise dos processos de quem fez o prófuncinário e ressaltou o trabalho do Sintep e pediu ao presidente, professor Valdeir Pereira, que faça um levantamento das escolas e servidores que serão prejudicadas com o edital de atribuições para discutir caso a caso na próxima reunião.

“O Sintep é quem possui as credenciais dos servidores da educação para lhes representar. Hoje o secretário Alan abriu aqui conosco o diálogo e nós queremos nos próximos dias, respostas mais incisivas sobre os assuntos aqui tratados, de forma mais pontual. Conversei aqui com o nosso presidente Valdeir para que ele faça um levantamento para nos trazer na reunião de trabalho, por que segundo ele, todas as escolas são impactadas, para que a gente possa saber ponto a ponto em que a escola será impactada”, finalizou.

 

Comente esta notícia