Cuiabá, 05 de Fevereiro de 2025

CIDADES Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025, 14:26 - A | A

Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025, 14h:26 - A | A

limpeza no Rio Cuiabá

Balsa ecológica recolhe quase meia tonelada de lixo em apenas uma ação

Chama atenção o acúmulo de garrafas pet, sacolas, copos, latas e até resto de móveis

Da Redação

Realizada pela Locar Saneamento Ambiental, o serviço de coleta fluvial de lixo está em plena operação na limpeza do Rio Cuiabá. Nesta terça-feira (04), por exemplo, em apenas uma das ações, a equipe de trabalhadores recolheu quase meia tonelada de resíduos sólidos, utilizando a nova balsa ecológica.

Em vídeo gravado por um dos funcionários da empresa é possível ver uma grande concentração de lixo nas proximidades da estrutura da Estação de Tratamento de Água (ETA Sul). Nas imagens, chama a atenção o acúmulo de garrafas pet, sacolas plásticas, copos descartáveis, latas e até resto de móveis.

Desde que a atividade foi iniciada, em janeiro deste ano, mais de cinco toneladas de resíduos sólidos já foram retiradas do maior patrimônio natural da Capital. Todo material recolhido também é transportado pela Locar para o aterro sanitário Ecoparque Pantanal, localizado na região do bairro Pedra 90.

“A balsa cumpre essa importante função com o Rio Cuiabá. Mas, infelizmente, precisamos destacar a grande quantidade de lixo descartados irregularmente que recolhemos. É preciso que a população também entenda que possui um papel importante na limpeza da cidade e preservação do meio ambiente”, afirma o diretor da Locar, Carlos Buarque Filho.

A nova balsa ecológica entrou em operação a partir da vigência do atual contrato celebrado entre a Locar Saneamento Ambiental e a Prefeitura de Cuiabá. O equipamento foi adquirido pela empresa que, igualmente, é a responsável pela manutenção. Dessa forma, o Município paga apenas pelo lixo recolhido, assim como acontece com a coleta domiciliar.

A implantação da coleta fluvial faz parte do compromisso da prestadora de serviço com a limpeza e conservação da cidade. A operação no Rio Cuiabá é realizada de segunda a sexta-feira, no trecho situado entre a Marina Beira Rio e a comunidade São Gonçalo Beira Rio. O trabalho conta com uma equipe composta por auxiliares de convés e coletores.

Comente esta notícia