Cuiabá, 04 de Dezembro de 2024

CIDADES Terça-feira, 03 de Dezembro de 2024, 09:40 - A | A

Terça-feira, 03 de Dezembro de 2024, 09h:40 - A | A

feira cultural

Bulixo do Sesc Arsenal incentiva a criatividade e o trabalho familiar

Feira acontece toda quinta-feira e conta com produtos gastronômicos e artesanais

Da Redação

A feira cultural do Sesc Arsenal, mais conhecida como Bulixo, é um evento que acontece toda semana e ocupa parte na rotina da população cuiabana e várzea-grandense. Às quintas-feiras, das 17h às 21h, o jardim do Arsenal se torna palco para os expositores venderem os seus produtos gastronômicos e artesanais, enquanto os visitantes também podem aproveitar de música boa e programação divertida para as crianças.

Há 20 anos, Helena Bastos Monge, de 67 anos, participa da feira cultural vendendo seus colares, brincos e anéis, feitos de materiais recicláveis. A artesã produz sozinha os acessórios, em sua casa, de forma manual. “Eu trabalho em casa mesmo, onde eu fabrico minhas peças. Lá tem o meu ateliê, minha área, que eu faço tudo em meus produtos”, explica.

Por achar bonita as próprias peças, ela entrou no Bulixo e começou a comercializá-las. Helena fazia borboletas de garrafa PET, e aí foi transformando outras partes recicláveis em diferentes acessórios. Ela conta que, como as borboletas ficavam muito bonitas, resolveu inventar e “fazer mais coisas com as garrafas e outros materiais, aí surgiram brincos, colares, anéis, bem bacanas”.

Helena conta que os clientes são pessoas maravilhosas, e que ela gosta muito de estar no espaço. “Foi ótimo eu participar do bulixo, porque eu consigo vender minhas peças. Eu gosto muito de participar”, enfatiza.

O Bulixo também motivou Edilson Carlos Oliveira, de 43 anos, a vender bolo de arroz. Frequentador da unidade, uma noite ele e a família vieram jantar e perceberam as oportunidades observando os expositores, desde então, são participantes do Bulixo, e já se passaram quatro anos. “Quando viemos, ficamos surpresos com o que o Bulixo apresentou, e daí que surgiu uma luz em fazer a inscrição para participar. Foi ótimo, e aquela noite foi bem gostosa”, conta ele.

Os bolos, que são produzidos em conjunto com a esposa, sobrinha e cunhada, são feitos artesanalmente. A motivação pela escolha de trabalhar com esse produto é inteiramente a cultura cuiabana, e, para participar do Bulixo foi a integridade da forma de trabalhar do Sesc-MT, que acaba sendo uma vitrine para seus produtos. “A divulgação no Bulixo ajuda a impulsionar pedidos fora da rotina, e isso amplia o conhecimento das pessoas sobre o meu produto”, finaliza.

O Bulixo

A feira gastronômica e cultural do Sesc-MT, realizada no Sesc Arsenal, já é tradição entre os cuiabanos. Além da programação cultural de valor histórico, que fomenta a culinária regional e a economia criativa, a unidade oferece atrações para toda família, que são gratuitas ao público. Enquanto aproveitam o Bulixo, os visitantes podem apreciar shows musicais, atividades de recreação e muita diversão para crianças.

Sobre o Sesc-MT

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso.

Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.

O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Comente esta notícia