O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) orienta os condutores que forem pegar estrada no próximo feriado prolongado, da Proclamação da República (15.11), para que se atentem quanto a documentação regular e a manutenção do veículo, principalmente nesse período chuvoso.
Antes de viajar, o condutor deve realizar a revisão preventiva do seu veículo. Os freios, faróis, setas, motor, pneus, estepes, óleo do motor e limpadores de vidro devem estar em perfeitas condições de uso. Todas as ferramentas obrigatórias também devem estar no carro, como macaco, chave de roda e triângulo para sinalização.
“Importante calibrar os pneus, estepes e nunca viajar com pneus carecas, além de verificar os níveis de água e óleo do veículo. São pequenos cuidados que podem evitar sinistros provocados por falhas mecânicas”, observa o gerente de Vistoria do Detran-MT, Ademar Schultz.
As bagagens devem ser bem acomodadas de forma a não sobrecarregar o veículo com excesso de peso. Além de não transportar objetos soltos dentro do carro, pois eles podem se deslocar e causar lesões aos passageiros em uma frenagem.
O cinto de segurança deve ser utilizado durante todo o trajeto por todos os ocupantes do veículo. As crianças devem ser transportadas nos assentos obrigatórios indicados conforme a faixa etária, como o bebê-conforto, cadeirinha, assento de elevação e demais equipamentos de segurança.
O bebê conforto para crianças de até um ano de idade e até 13 quilos; cadeirinha para crianças de 1 a 4 anos e que tenham entre 9 e 18 quilos; e o assento de elevação para crianças com idades entre 4 e 7 anos e meio, que não tenham atingido 1,45m de altura e tenham peso entre 15 e 36 quilos.
Para as crianças com mais de 7 anos e meio até 10 anos de idade e que ainda não tenham atingido 1,45 m de altura, o transporte deve ser realizado no banco traseiro utilizando o cinto de segurança. No caso de motos, é proibido o transporte de criança menor de 10 anos ou sem condições de cuidar da própria segurança.
Se for transportar animais como cães e gatos, estes devem estar de peitoral e guia adaptada, ou caixas específicas de transporte individuais para fixação ao veículo. Dessa forma, em uma possível frenagem mais brusca, o pet não será lançado contra as partes internas do veículo, ou até mesmo contra o condutor.
O Detran alerta que o condutor também deve averiguar a regularidade da documentação do veículo antes de pegar a estrada para evitar possíveis transtornos em barreiras de fiscalização de trânsito.
A coordenadora de Ações Educativas de Trânsito do Detran-MT, Gresiella Almeida, ressalta que, para uma viagem ainda mais segura, é crucial que o condutor esteja descansado e não faça ingestão de bebida alcoólica antes de pegar a direção do veículo. “O sono e a embriaguez ao volante afetam os sentidos e aumentam os riscos de sinistros, principalmente com vítimas fatais”, alerta.
Confira mais algumas dicas do Detran-MT para aproveitar o feriado:
- Respeite sempre os limites de velocidade e a sinalização permitidas para a via em que for trafegar;
- Utilize o GPS somente no suporte do veículo e programe antes de colocar o carro em movimento;
- Acenda os faróis do veículo se for trafegar em rodovias, mesmo durante o dia e, especialmente, durante a chuva;
- Ao dirigir, utilize sempre calçados firmes nos pés;
- Se for trafegar em motocicletas, use sempre o capacete.