O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entregou à população na manhã desta segunda-feira (9) o Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro Eldorado. A unidade começará a atuar imediatamente e contará com duas equipes de Saúde da Família, funcionando em horário estendido, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. O aporte financeiro foi de R$ 370 mil, e cerca de doze mil pessoas da região, incluindo os bairros Vila Rosa, Guaicurus, Novo Mato Grosso e Novo Horizonte, serão diretamente beneficiadas.
Com o funcionamento da unidade, a capital, que em 2017 contava com apenas 72 equipes de saúde da família, passa a ter 116 em atuação. Até dezembro, serão 191. A unidade também conta com uma equipe de saúde bucal, evidenciando o aumento dos investimentos no setor. Em 2017, eram apenas dez equipes de saúde bucal, e agora já são 64.
A cerimônia de entrega também contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Deiver Alessandro Teixeira, que reforçou o compromisso da gestão com a saúde. Até o final do ano, serão entregues 18 obras na área.
Em seu discurso, o prefeito Emanuel Pinheiro destacou que os investimentos em saúde básica sempre foram uma prioridade em sua gestão e que a ampliação das equipes de saúde será o principal legado de sua administração municipal.
“Contra fatos, não há argumentos. Nossa gestão promoveu avanços significativos para a saúde pública da nossa capital. Ainda temos muito trabalho pela frente e muitas entregas na área da saúde a serem realizadas. Investimos nas estruturas físicas das unidades, na valorização profissional dos nossos servidores e nas condições de trabalho de cada um. Buscamos garantir a humanização do atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou o prefeito.
Emanuel também mencionou os recursos destinados à atenção primária pelo deputado federal Emanuelzinho e pelo senador Jaime Campos, que se estendem a outras áreas de sua gestão. “Graças a esses recursos federais, estamos perto de alcançar uma cobertura de quase 90% da saúde básica em Cuiabá”, disse Emanuel, ressaltando que a nova unidade beneficiará cerca de 12 mil pessoas.
Conforme o secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira, a obra foi realizada em tempo recorde, com duração de pouco mais de seis meses. Segundo o gestor, até o final deste ano serão entregues um total de 18 obras iniciadas desde que ele assumiu a pasta.
“Quando assumi a Secretaria, fizemos um levantamento das principais necessidades da saúde, e essa USF era uma delas. Por isso, nossa equipe trabalhou intensamente para concluir a obra dentro desse prazo. Vamos entregar unidades completamente reformadas e ampliadas, que serão de grande valia para a população de Cuiabá, incluindo a reforma e ampliação da Policlínica do Coxipó, que custará R$ 2,5 milhões”, garantiu Deiver.
José Ricardo de Santana Amorim, secretário adjunto de Atenção Primária, ressaltou a importância da unidade para a população local, que estava completamente desassistida. “Teremos duas equipes, cada uma composta por um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem, além da equipe bucal e dos agentes de saúde que foram convocados no último concurso. No local, a população poderá buscar consultas, exames, vacinação e atendimento odontológico. E, caso necessitem de qualquer especialidade ou procedimento de alta complexidade, receberão o encaminhamento adequado”, afirmou.