Cuiabá, 01 de Abril de 2025

ECONOMIA Sábado, 22 de Março de 2025, 09:16 - A | A

Sábado, 22 de Março de 2025, 09h:16 - A | A

ECONOMIA & MERCADO

‘Fórum de Varejo 2025’ apresenta tendências globais do setor

Evento trouxe insights da NRF 2025, maior feira de varejo do Mundo, para MT e agora seguirá com circuito de palestras por 10 cidades do interior

Da Redação

Centenas de empresários, empreendedores e profissionais do comércio varejista mato-grossense participaram, na noite de ontem (20), do ‘Fórum de Varejo 2025’, realizado pelo Sistema Fecomércio-MT, por meio do Senac-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso), e Sebrae-MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O evento, no Centro de Eventos do Pantanal, trouxe as principais tendências globais, inovações tecnológicas e estratégias para fortalecer o setor.

Com palestrantes renomados como Fred Alecrim, Alfredo Soares e Tony Ventura, o fórum abordou inteligência artificial, transformação digital e novos modelos de consumo.

Um dos destaques foi a apresentação das tendências discutidas na NRF Retail’s Big Show 2025, maior feira de varejo do mundo realiza em janeiro em Nova York, com um panorama atualizado para o mercado brasileiro.

Para o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, o evento reforça o compromisso da entidade com a qualificação e o desenvolvimento do setor.

“A Fecomércio e o Senac trabalham para preparar os empresários para a nova era do varejo. Com o ‘Decola Varejo’, oferecemos capacitação em áreas estratégicas como marketing digital, e-commerce e gestão de dados. O conhecimento é essencial para crescer em um mercado cada vez mais dinâmico”, destacou.

O diretor técnico do Sebrae-MT, André Schelini, ressaltou a força do comércio na economia.

“O varejo é a engrenagem que movimenta os municípios. O agro é forte, mas é o comércio que faz a economia girar no dia a dia. Empreendedorismo e capacitação são fundamentais para impulsionar o setor”, afirmou.

Destaques da noite

Inteligência Artificial no Varejo – o especialista em tecnologia e inovação, Tony Ventura ressaltou como a IA pode transformar o varejo.

“A inteligência artificial não é mais uma tendência, mas uma necessidade. Ela pode atrair clientes, melhorar o atendimento e impulsionar as vendas. Quem não se adaptar ficará para trás”, alertou.

Entre os participantes, Gil Gabilheri, sócio de uma plataforma de venda de ingressos por reconhecimento facial, destacou a importância do evento.

“Essa é uma oportunidade para explorarmos novas aplicações para nossa tecnologia além dos eventos e da segurança pública”, pontuou.

O Novo Varejo: tendências globais e impacto local – referência em e-commerce, Alfredo Soares reforçou a força do varejo brasileiro.

“O Brasil é um dos países mais inovadores no varejo. Desde 2018 usamos WhatsApp para atendimento, enquanto outros mercados ainda engatinham nisso. Precisamos valorizar nossa capacidade de inovação”, observou.

Competitividade no Varejo – com mais de 26 anos de experiência, Fred Alecrim falou sobre a evolução das lojas físicas.

“O varejo não é só vender produtos, mas criar experiências. Hoje, 80% das compras ainda terminam em lojas físicas. Quem quer se destacar precisa oferecer um atendimento diferenciado”, afirmou.

Além das palestras, o evento promoveu networking e troca de conhecimentos entre os participantes.

Circuito Decola Varejo levará conhecimento para o interior de MT

Após o sucesso do evento em Cuiabá, o ‘Decola Varejo 2025’ seguirá para dez cidades do interior, levando inovação e capacitação aos empresários locais.

Próximas datas:

• Barra do Garças – 8 de abril
• Sinop – 9 de abril
• Sorriso – 10 de abril
• Rondonópolis – 15 de abril
• Primavera do Leste – 16 de abril
• Nova Mutum – 24 de abril
• Alta Floresta – 14 de maio
• Cáceres – 15 de maio
• Tangará da Serra – 20 de maio
• Lucas do Rio Verde – 21 de maio

O ‘Decola Varejo’, realizado pelo Sistema Fecomércio-MT, Senac-MT e Sebrae-MT, tem como objetivo preparar empresários para os desafios do setor, impulsionando a competitividade e o crescimento do comércio mato-grossense.

Comente esta notícia