Cuiabá, 13 de Abril de 2025

ESPORTE Terça-feira, 08 de Abril de 2025, 10:04 - A | A

Terça-feira, 08 de Abril de 2025, 10h:04 - A | A

patrocínio

R$ 1 bilhão, SuperCT e "radar" de bets: os detalhes do novo contrato do São Paulo

Superbet e Tricolor renovaram o vínculo até o fim de 2030, quando o clube completa 100 anos

Globo Esporte

O São Paulo anunciou, na última segunda-feira, a renovação do seu contrato com a Superbet até o fim de 2030, ano em que o clube completa 100 anos. Os valores podem, dependendo de metas esportivas alcançadas, chegar a R$ 1 bilhão. Mas essa não é a única (e principal) novidade.

O novo contrato tem, também, outros novos detalhes importantes: um novo nome para o CT da Barra Funda, um "radar" para monitorar outros patrocínios de bets e manter o São Paulo no mesmo nível de rivais, uma fatia menor de valores que não estão garantidos e precisam de metas esportivas para serem pagos.

O ge conversou com Eduardo Toni, diretor de marketing do Tricolor, para que o dirigente explicasse detalhes do novo contrato com a Superbet. Veja, abaixo, o que de mais importante tem na parceria mais longa do futebol brasileiro neste momento:

R$ 1 bilhão
O novo contrato de patrocínio entre São Paulo e Superbet aumentou em relação ao anterior, que era válido até o fim de 2026. O Tricolor e a empresa concordaram que o primeiro vínculo havia sido fechado antes do mais recente "boom" das bets no futebol brasileiro, que inflacionou negociações e deixou a antiga parceria defasada.

– É uma receita grande, bastante significativa. Também dá uma tranquilidade ao novo gestor, que entra no clube com um contrato longo. Entramos aqui no clube com todos os contratos terminando em dezembro. Chegamos no dia 2 de janeiro sem patrocinador. Mostra credibilidade para o mercado, mostra que você está fazendo um trabalho, que o mercado está vendo isso com bons olhos. Uma série de aspectos não só financeiros, mas de cenário – disse Toni, ao ge.

– É um contrato que pode chegar a R$ 1 bilhão. É um contrato que nos deixa esperançosos, que consigamos ter performance futebolística para chegarmos nesses números, mas mesmo os valores fixos já são importantes para nós.

Outras bets
Uma preocupação do São Paulo com um contrato tão longo era como o mercado de bets vai se comportar nos próximos seis anos, tempo suficiente para os valores mudarem consideravelmente.

A Superbet e o Tricolor criaram, portanto, um "monitoramento" de outros patrocínios. Com base em informações do mercado, vão acompanhar contratos de Palmeiras, Corinthians e Flamengo e manter exatamente a mesma diferença de valores, em porcentagem, durante os seis anos.

– Criamos um delta. Pegamos três clubes. Corinthians, Palmeiras e Flamengo e pegamos um delta para avaliar a variação de patrocínio destes três clubes. Vamos supor que amanhã o patrocinador de um desses três clubes saia e o novo passe a pagar R$ 300 milhões por ano. Nosso contrato vai ter uma defasagem muito grande, então automaticamente tem um gatilho e o nosso contrato será reajustado.

 – Mas se esse valor cair para R$ 50 milhões, nosso contrato será reavaliado, também. Não é uma média. É uma equação, não vou entrar em detalhes, mas criamos um delta de comparação. Hoje, eu diria que estamos muito bem posicionados – completou Toni.

SuperCT
Entre as propriedades que a Superbet vai ter direito de explorar no novo contrato com o São Paulo está o CT da Barra Funda. O local, utilizado pelo Tricolor para treinos e concentração para jogos, passará a se chamar SuperCT. O avião fretado pela Sideral para o clube viajar para partidas também poderá ter a marca da casa de apostas.

– Eles vão ter o SuperCT. Tem outras propriedades. Vão ter os naming rights do CT, que passará a se chamar SuperCT. Eles vão poder estampar a marca deles no avião. Enfim, tem uma série de entregas a mais, valores super importantes, não só no ponto de vista fixo, mas também nos variáveis – explicou Toni.

Valores
Eduardo Toni não detalha os valores do contrato, apenas confirma que eles podem chegar a R$ 1 bilhão nos seis anos. A principal diferença, de acordo com o diretor de marketing do São Paulo, é o aumento na fatia do vínculo que é fixa, sem depender de desempenho esportivo ou metas.

 – Eu estou dizendo que nosso contrato pode chegar a R$ 1 bilhão. Ele pode chegar a um bilhão. Não é um contrato de um bilhão. E muitos clubes faziam isso, colocavam os bônus como se fosse um valor fixo. Por isso, de repente o contrato do São Paulo parecia defasado. O que não era verdade. Nosso contrato era bem robusto, mas agora é muito maior do que o passado. Mas aqui a gente não fica comemorando ranking de patrocínio, não. A gente entende que está no patamar que o São Paulo merece estar.

– Como aumentou muito o valor fixo, a variável diminuiu – falou Toni.

O centenário
O São Paulo tem trabalhado para fechar contratos longos até o ano do centenário do clube. Até aqui, de acordo com os cálculos de Eduardo Toni, o Tricolor já tem pouco mais de R$ 2 bilhões em receitas fixas garantidos até o fim de 2030, já contando com o novo vínculo da casa de apostas.

– Temos vários contratos de longo prazo. Vou citar alguns: a Live Nation, a Brax, a Ademicon, a Superbet... Estamos falando em até 2030 na casa de R$ 2,026 bilhões, de contratos garantidos. Considerando patrocinadores, televisão. Sem falar de bilheteria, sócio-torcedor. Estamos falando de contratos que te dão a garantia de longo prazo.

Comente esta notícia