Pelo menos cinco pessoas morreram e milhares fugiram às pressas de suas casas com o avanço dos incêndios na região de Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos, que persistem deste terça-feira, 7.
Os fortes ventos contribuíram para espalhar as chamas e provocar uma evacuação desesperada de vários moradores. Nesta quinta-feira, 9, bombeiros ainda tentam controlar o fogo.
Cerca de 180 mil pessoas foram colocadas sob ordens de evacuação, segundo o Escritório de Gestão de Emergências da região. Os incêndios já consumiram 108 quilômetros quadrados, o equivalente à cidade de São Francisco.
Um dos incêndios na região, chamado de Palisades, já é considerado o mais destrutivo da história de Los Angeles. O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência.
O presidente Joe Biden aprovou na quarta-feira, 8, uma declaração de “grande catástrofe” para a Califórnia e mobilizou recursos federais para ajudar na contenção das chamas e no cuidado dos afetados.
Na noite do mesmo dia, o fogo chegou a Hollywood Hills, mais perto do coração da cidade e centro da indústria de entretenimento. Este incêndio ganhou o nome de Sunset.
Quando ele começou, a Calçada da Fama de Hollywood estava movimentada e as ruas ao redor do TCL Chinese Theatre e do Madame Tussauds estavam com trânsito intenso, com sirenes tocando e helicópteros voando baixo para jogar água nas chamas, que estavam a apenas um quilômetro de distância.
Por causa dos incêndios, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood adiou o anúncio dos indicados ao Oscar 2025 para o dia 19 de janeiro. O anúncio seria feito originalmente no dia 17.
Vários bairros com alta concentração de moradores entraram em alerta, principalmente por causa das condições climáticas, com ventos fortes e ar seco.
Foram condições como essa, com ventos com força de furacão, segundo a agência de notícias AP, que devastaram quarteirões inteiros em Pacific Palisades e Altadena. O clima impediu que aviões pudessem levantar voo, dificultando os esforços de combate ao incêndio.
Na região montanhosa de Pacific Palisades, onde diversas celebridades possuem casas, a dimensão da destruição começava a ficar clara nesta quinta-feira. Mansões foram reduzidas a cinzas, piscinas estavam escurecidas por causa da fuligem, carros esportivos tiveram os pneus derretidos.
As chamas avançaram em direção a bairros ricos e populosos, incluindo Calabasas e Santa Monica, lar dos ricos e famosos da Califórnia. Entre os famosos que perderam as casas estão Paris Hilton e Billy Crystal.
Quais são e como estão os focos de incêndio?
Cinco focos de incêndio atingem diferentes áreas do condado de Los Angeles, na costa oeste dos EUA. As chamas ainda não foram totalmente controladas e parte delas continua avançando.
Segundo o governo da Califórnia, mais de 7.500 funcionários, 1.162 caminhões de bombeiros e 31 helicópteros foram mobilizados para combater as chamas.
Pacific Palisades
O primeiro foco começou na terça-feira, em Pacific Palisades, um bairro montanhoso na zona oeste da cidade de Los Angeles, repleto de mansões de estrelas de Hollywood.
Até esta quinta, o fogo havia consumido quase 7 mil hectares da região, segundo o Departamento de Proteção contra Incêndios (Cal Fire). O nível de contenção ainda é de 0%.
Eaton
Mais tarde, um segundo incêndio, chamado de Eaton pelas autoridades, começou em Pasadena, cidade localizada ao norte do condado de Los Angeles.
Mais de 4.200 hectares já foram atingidos pelo fogo, de acordo com o Cal Fire, que informou que o nível de contenção das chamas permanece em 0%.
Em entrevista coletiva na tarde desta quinta, a chefe do Corpo de Bombeiros da cidade de Los Angeles, Kristin Crowley, disse que o crescimento do incêndio foi contido.
Hurst
Uma terceira frente de incêndio, o Hurst, eclodiu mais tarde, no bairro de Sylmar, na zona norte de Los Angeles.
O Cal Fire informou que cerca de 270 hectares da região foram atingidos pelo fogo. O nível de contenção é de apenas 10%.
Lídia
Houve um quarto foco de incêndio em uma área rural no extremo norte do condado. O Lídia, como foi denominado, consumiu 140 hectares da região.
Nesta quinta, Kristin Crowley anunciou que as chamas foram totalmente controladas.
Sunset
Na noite de quarta-feira, um quinto incêndio, chamado de Sunset, surgiu nas montanhas de Hollywood, próximo do centro da indústria de entretenimento.
As chamas, que consumiram pouco mais de 17 hectares, ainda não foram controladas, mas não estão mais se expandindo, segundo os bombeiros.
A corporação anunciou na manhã desta quinta a suspensão da ordem de evacuação para a área de Hollywood Hills West. Cerca de 15 mil pessoas viviam no bairro.