Cuiabá, 15 de Janeiro de 2025

OPINIÃO Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025, 09:00 - A | A

Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025, 09h:00 - A | A

LICIO ANTONIO MALHEIROS

As comissões legislativas municipais

Esse auxilio, acontece por meio da realização de debates mais detalhados e especializados sobre as propostas de lei.

LICIO ANTONIO MALHEIROS

As Comissões das Câmaras Municipais são de suma importância, pois podem ser consideradas órgãos técnicos que prestam auxílio ao funcionamento do Poder Legislativo.

Esse auxilio, acontece por meio da realização de debates mais detalhados e especializados sobre as propostas de lei.

As atividades das comissões, são reguladas pelos Regimentos Internos das mesmas.

Muitas pessoas, acreditam piamente que o único trabalho da Câmara é votar projetos e discuti-los em plenário, porém, os debates e votações nas Comissões são tão importantes quanto às discussões que acontecem nas reuniões públicas.

As Comissões são formadas por pequenos grupos de vereadores que se reúnem para debater e analisar projetos de lei e proposições em tramitação na Casa, além de outros temas de interesse coletivo.

Elas avaliam o mérito de cada proposta, elaboram estudos e emitem opinião técnica sobre o assunto, por meio de pareceres (relatórios), antes da matéria ser levada ao plenário.

Quebrando paradigmas, a Câmara Municipal de Cuiabá, elegeu uma Mesa Diretora composta por apenas mulheres, dessa forma, quebrando uma hegemonia masculina que perdurava há anos a fio.

A composição da nova Mesa Diretora, ficou assim definida; tendo como presidente a vereadora Paula Calil (PL), como vice-presidente Maysa Leão (Republicanos) e as secretárias Michelly Alencar (União Brasil), Katiuscia Manteli (PSDB) e Dra Mara (Podemos).

A renovação na Câmara Municipal, com a eleição de novatos acabou criando uma verdadeira sinergia na população, que está avida por melhorias substanciais em nosso Legislativo Municipal.

Uma grata surpresa ficou por conta do novato vereador por Cuiabá, Daniel Monteiro (Republicanos), o mais jovem vereador eleito.

Porém, com conhecimento cognitivo exacerbado; portanto irá fazer valer sua competência, principalmente nas Comissões mais expressivas, a exemplo a Educação.

Em sua rede social fez breve relato através de um vídeo, no qual, retrata sua primeira semana de trabalho como parlamentar e concomitantemente; elenca sua participação em três Comissões de relevância singular.

Ele, faz parte da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), comissão de importância singular na condição de membro titular, é presidente da Comissão de Educação, além de presidente da Comissão de Defesa aos Direitos dos Animais.

Através do seu vídeo, o mesmo externa sua participação nas diferentes Comissões, e diz "Sextôu com o resumo da semana, essa foi a minha primeira semana de trabalho, tivemos uma semana extraordinária, eleição do colégio de líderes e para minha felicidade consegui me tornar membro titular, da Comissão mais importante a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), por onde passam todos os projetos de lei da Casa, antes de serem votados em plenário”.

Também, fui eleito presidente da Comissão de Educação, como vocês sabem a educação é a minha pauta prioritária, vou conseguir como presidente contribuir muito com a educação; além de ser presidente da Comissão de Defesa aos Direitos dos Animais, vamos cuidar dos bichinhos abandonados..............”.

É importante salientar; com essa oxigenação através da eleição de novos vereadores com conhecimento cognitivo exacerbado, a exemplo do Daniel Monteiro (Republicanos).

Assim como ele, existem uma plêiade de novatos com potencial igual, e que por certo poderão mudar a pecha da nossa Casa de Leis, de Casa dos Horrores; assim esperamos.

(*) LICIO ANTONIO MALHEIROS é geógrafo e professor.

Comente esta notícia