Cuiabá, 10 de Janeiro de 2025

OPINIÃO Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025, 09:33 - A | A

Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025, 09h:33 - A | A

REINALDO FERREIRA SIMA

Inovação na construção civil

A jornada de inovação de uma construtora começa nos bastidores, com o uso de soluções avançadas para otimizar cada etapa do ciclo imobiliário: compra e legalização de terrenos, comercialização, produção, entrega e assistência técnica.

REINALDO FERREIRA SIMA

Historicamente reconhecida como um setor tradicional, a construção civil vive uma transformação acelerada, impulsionada pela revolução tecnológica. A jornada de inovação de uma construtora começa nos bastidores, com o uso de soluções avançadas para otimizar cada etapa do ciclo imobiliário: compra e legalização de terrenos, comercialização, produção, entrega e assistência técnica.

A inovação também se estende ao processo construtivo, com a utilização de métodos como paredes de concreto e a adoção plena do BIM (Building Information Modeling) em todas as suas dimensões, permitindo desde o desenvolvimento de projetos de maior qualidade até uma gestão otimizada da execução da obra.


Além disso, permite integrar processos de comercialização e adotar tecnologias inovadoras, como Inteligência Artificial (IA), realidade aumentada e realidade virtual. Destaco também a adoção de Inteligência Artificial (IA) Generativa, que é aplicada para melhorar a segurança dos trabalhadores e a qualidade do produto final.

Essa inovação tecnológica também contempla aplicação de tecnologia no próprio imóvel. Soluções para monitoramento de sistemas e automação residencial tornam as unidades mais funcionais e adaptadas às necessidades modernas. Sensores em bueiros que previnem alagamentos e sistemas de iluminação acionados por movimento são exemplos de como elevar o padrão das construções, conectando hardware e software de forma integrada.

Na MRV, a inovação também está na experiência do cliente, que começa desde o primeiro contato, realizado via chatbots Mia (para empreendimentos MRV) e Sofia (no caso de Sensia), que juntos atendem cerca de 5 mil prospects diariamente. Após essa primeira conexão, o relacionamento com o cliente passa por outras etapas, como a concessão de crédito, negociação e compra digital, assinatura digital dos contratos, até o acompanhamento das obras. Todos os pontos de contato são cuidadosamente planejados para ocorrer em plataformas digitais intuitivas, proporcionando praticidade e eficiência ao cliente.

Após a aquisição, o nosso cliente tem acesso ao superapp Conviver MRV, que vai além do básico, oferecendo funcionalidades como: acompanhamento da evolução da obra; gestão financeira e renegociação de parcelas; compra de itens para o imóvel via marketplace; e serviços relacionados à vida em condomínio, como reservas de espaços e comunicação com o síndico.

Acredito que a próxima grande evolução do setor será o uso de IA para tornar o relacionamento do cliente com o produto mais intuitivo. Imagine um morador tirando uma foto da parede para saber se pode perfurá-la ou usando IA para solucionar problemas de manutenção em tempo real. Essas ferramentas trarão praticidade, eliminando a necessidade de processos burocráticos como consultas a manuais.

Vejo que a tecnologia deixou de ser uma ferramenta para se tornar parte da estratégia do negócio, trazendo ganho de eficiência, transformação da experiência do cliente e redefinição de padrões de produto. O futuro da construção civil promete não só mais inovações, mas um equilíbrio inteligente entre tecnologia, custo e impacto social.

(*) REINALDO FERREIRA SIMA é diretor de Tecnologia da Informação e Transformação Digital da MRV.

Comente esta notícia