O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou na última quarta-feira (6), durante sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o projeto de lei nº 1770/2024, que visa instituir o Programa de Incentivo à Cultura Científica nas Escolas do estado. A proposta estabelece diretrizes para fortalecer a presença da ciência e tecnologia no ambiente escolar, promovendo a interação entre áreas do conhecimento, com um enfoque humanístico, cultural e interdisciplinar. Segundo o deputado, o programa busca "alfabetizar cientificamente os estudantes desde a educação básica, formando cidadãos críticos e criativos".
Entre as diretrizes estabelecidas pelo projeto, destaca-se a promoção da ciência como ferramenta para resolução de problemas do cotidiano, o incentivo à colaboração entre escolas e instituições científicas, e a valorização do papel dos professores, com a oferta de formação continuada para o aperfeiçoamento profissional. Além disso, o projeto busca fortalecer a presença feminina na ciência, com iniciativas que promovam a igualdade de gênero no setor.
"A ciência e a tecnologia são essenciais para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso. Queremos despertar o interesse dos jovens pelo conhecimento científico, e ao mesmo tempo, preparar o Estado para o futuro, ampliando as oportunidades para as próximas gerações," afirmou Barranco. "Este projeto dialoga com as diretrizes nacionais de educação e ciência e reforça nosso compromisso com o desenvolvimento humano e a redução das desigualdades".
O projeto define que o programa deve estabelecer parcerias entre as escolas e diversas entidades, incluindo órgãos públicos, ONGs, empresas, universidades e centros de pesquisa nacionais e internacionais. Outro ponto importante é a criação de polos e ambientes que incentivem a prática científica, com uma ênfase em iniciativas de popularização da ciência, organização de eventos, e divulgação de estudos e pesquisas.
Para o parlamentar, o fortalecimento da cultura científica é uma estratégia essencial para o desenvolvimento de Mato Grosso. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) mostram que a área de ciências exatas e tecnológicas ainda enfrenta desafios, com uma taxa de adesão feminina de apenas 33% nas escolas públicas brasileiras, evidenciando a importância de ações que reduzam a desigualdade de gênero.
A criação desse programa é uma medida crucial para preparar os estudantes de Mato Grosso para um futuro de oportunidades. "Ao aproximar nossos jovens do conhecimento científico, abrimos portas para que eles se tornem protagonistas de suas próprias histórias e capazes de contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado. A ciência e a educação são os motores para um Mato Grosso mais justo, inovador e competitivo, e com esse projeto queremos plantar essas sementes ainda na educação básica”, finalizou Barranco.