Cuiabá, 13 de Abril de 2025

POLÍTICA & PODER Terça-feira, 08 de Abril de 2025, 10:21 - A | A

Terça-feira, 08 de Abril de 2025, 10h:21 - A | A

ORGULHO CUIABANO

Leis de Botelho em vigor reforçam resgate de Cuiabá como Cidade Verde

Deputado celebra 306 anos da Capital com leis que unem progresso, cultura e sustentabilidade

Da Redação

Cuiabá completa 306 anos hoje (8 de abril), com três presentes especiais: leis importantes, já em vigor, propostas pelo deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil). Cuiabano de coração, Botelho celebra conquistas que promovem sustentabilidade e valorizam o patrimônio histórico e cultural da Capital.

A cidade enfrenta o crescimento urbano desordenado e se aproxima dos 700 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “A expansão descontrolada, a mobilidade precária e a falta de áreas verdes são desafios urgentes. Por isso, lutei pela aprovação dessas leis e vou cobrar sua aplicação para que alcancemos os resultados esperados”, afirmou Botelho.

Uma das principais iniciativas de Eduardo Botelho é a Lei nº 12.704/2024, sancionada em 23 de outubro de 2024, que institui o Programa de Reflorestamento Urbano, elaborada em parceria com a deputada Janaina Riva (MDB). A proposta é ambiciosa: revitalizar áreas verdes, proteger nascentes e promover o plantio de árvores nativas. Mais do que reflorestar, o projeto busca engajar a população e o setor privado em mutirões de plantio e ações educativas, promovendo consciência coletiva sobre a preservação ambiental.

Mas Botelho não para por aí. Preocupado com o futuro do principal recurso natural de Cuiabá, ele também criou a Lei Nº 12.680, de 10 de outubro de 2024, que estabelece a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá. A legislação prevê ações estratégicas para proteger e recuperar áreas degradadas, incentivar o uso responsável dos recursos hídricos, garantir saneamento básico e promover o desenvolvimento econômico sustentável.

Além das iniciativas ambientais, Botelho também promoveu a valorização cultural da cidade por meio da Lei Nº 11.511, de 14 de setembro de 2021, que reconhece o Mercado do Porto de Cuiabá como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural Imaterial do Estado de Mato Grosso. O deputado tem forte ligação com o tradicional mercado. É ex-feirante e conhece bem a importância da feira para economia e preservação da tradição cuiabana.

Eduardo Botelho diz que vai trabalhar pela execução desses projetos. “A conquista só será completa quando essas leis se transformarem em benefícios concretos para a população. Hoje, comemoramos os 306 anos de Cuiabá, uma cidade marcada por sua rica cultura, história e calor humano. Ela merece ser cuidada por todos nós”, frisa, demonstrando que o compromisso com a Capital continua “firme e forte”.

Comente esta notícia