O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou, na última terça-feira (7), o boletim semanal Weekly Weather and Crop Bulletin, destacando o impacto positivo das condições climáticas nas culturas de verão na Austrália.
No sul de Queensland, chuvas generalizadas e localmente intensas mantiveram o algodão, o sorgo e outras culturas de verão bem irrigadas. As condições sustentam perspectivas de colheitas boas a excelentes na região, de acordo com o relatório.
No norte de Nova Gales do Sul, as chuvas, embora menos intensas, foram suficientes para manter a umidade do solo próxima à normalidade. Isso tem favorecido o desenvolvimento das culturas de verão. A precipitação na região variou de 5 a 25 mm, enquanto no sul de Queensland os volumes oscilaram entre 25 e 75 mm, com registros localmente superiores.
As temperaturas médias no leste da Austrália ficaram ligeiramente abaixo do normal, com variações de até 2°C abaixo da média histórica. As máximas, no entanto, mantiveram-se próximas aos 30°C, favorecendo as condições de desenvolvimento agrícola.