Cuiabá, 31 de Março de 2025

AGRONEGÓCIO Quinta-feira, 27 de Março de 2025, 11:05 - A | A

Quinta-feira, 27 de Março de 2025, 11h:05 - A | A

MULTIPLATAFORMA

Memórias do Brasil Rural estreia com foco na história do agro nacional

Projeto reúne acervos históricos, depoimentos e imagens para resgatar o passado do agronegócio brasileiro

CANAL RURAL

O projeto Memórias do Brasil Rural foi lançado oficialmente nesta terça-feira (25) em Brasília, com a proposta de preservar e difundir a trajetória do agronegócio brasileiro por meio de uma multiplataforma integrada. A iniciativa, idealizada pelo Canal Rural em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Embrapa, com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

A proposta é recuperar fotos, vídeos e relatos de protagonistas que atuaram na consolidação do agro brasileiro, contribuindo para que o setor se tornasse uma referência mundial na produção de alimentos. O programa será exibido semanalmente às quartas-feiras, às 18h, na programação do Canal Rural e em suas redes sociais.

Durante o lançamento, o presidente da CNA, João Martins, destacou que a iniciativa chega em um momento oportuno. “Estamos mostrando às novas gerações como foi a origem do agro, não apenas sob a ótica tecnológica, mas principalmente das pessoas que deram os primeiros passos na construção do setor que temos hoje”, afirmou.

Presente na cerimônia, o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, classificou o Brasil como “o maior celeiro de alimentos do mundo” e ressaltou a importância de contar a verdadeira história do campo. “Ao retratarmos o Brasil rural, falamos da história do nosso país e de todas as conquistas que nos trouxeram até aqui”, disse.

O presidente do Canal Rural, Julio Cargnino, enfatizou o papel da comunicação na valorização do setor. “Nosso desafio é melhorar a imagem do agro e isso passa pelo reconhecimento de quem o construiu. O resgate da memória audiovisual é urgente para não perdermos acervos históricos que estão espalhados pelo país”, afirmou.

Comente esta notícia