O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi atendido com urgência na noite desta quinta-feira, 10, em um hospital de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, e está sendo transferido para uma unidade hospitalar em Natal, capital do estado, nesta sexta-feira, 11. A informação foi confirmada ao Terra pelo cirurgião Antonio Luiz Macêdo, que cuida da saúde do político.
"Ele teve um quadro abdominal. Por estar fora de São Paulo, estou acompanhando a situação daqui. Agora, ele está sendo levado para o hospital em Natal, e precisamos avaliar como será a resolução desse quadro. Está com dificuldade para se alimentar e com o intestino paralisado. Já o medicamos, juntamente com os médicos que o atenderam durante a noite toda", informou Macêdo.
De acordo com o cirurgião, a expectativa é que, com a administração dos antibióticos e medicamentos para o funcionamento intestinal que ele vem tomando desde ontem, o quadro melhore. Caso não haja melhora, poderá ser necessária uma intervenção cirúrgica.
"Espero que a possibilidade de cirurgia seja remota. Mas, se necessária, o procedimento serviria para liberar o intestino e reposicioná-lo, permitindo seu funcionamento normal. Por enquanto, o quadro permanece assim: um problema abdominal ainda não totalmente resolvido, mas estamos tomando todas as medidas para evitar a operação e para que ele possa voltar a se alimentar com segurança", destacou o médico ao Terra.
O ex-presidente, que está realizando uma série de viagens no Nordeste, sofreu uma facada em Juiz de Fora (MG) durante a candidatura à Presidência em 2018, e não é a primeira vez que enfrenta complicações depois do ocorrido.
Em 2022, logo após sua derrota eleitoral, Bolsonaro desenvolveu um quadro de erisipela, infecção bacteriana que, segundo declarações feitas naquele ano pelo então vice-presidente Hamilton Mourão, chegou a impedi-lo de usar calças.
Mais recentemente, em maio de 2023, durante agenda partidária do PL no Amazonas, o ex-presidente precisou ser internado às pressas em Manaus. O caso exigiu sua transferência para São Paulo, onde permaneceu hospitalizado por 13 dias no Hospital Vila Nova Star.