Cuiabá, 12 de Abril de 2025

CIDADES Terça-feira, 08 de Abril de 2025, 09:26 - A | A

Terça-feira, 08 de Abril de 2025, 09h:26 - A | A

Multiculturas

Brasileiros e imigrantes se apresentam em coro no encerramento de projeto

Contemplada no edital Viver Cultura (edição Lei Paulo Gustavo) da Secel, a iniciativa ofertou aulas de canto coral, valorizando a diversidade cultural

Da Redação

Brasileiros, venezuelanos e japoneses de diversas idades se apresentam no show de encerramento do projeto “MultiCulturas: Cores brasileiras em Vozes migrantes” nesta quarta-feira (9.4), às 19h, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A entrada é gratuita.

Contemplado no edital Viver Cultura – edição Lei Paulo Gustavo da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o projeto ofertou aulas de canto coral, oportunizando que os participantes cantassem em seus idiomas nativos, mas principalmente, aprendessem a cantar em outras línguas. 

Esse encontro, que valoriza a diversidade cultural e revela a potência da integração, é mais uma iniciativa da música-pesquisadora, Yndira G. Villarroel. A seu lado, na nova jornada, estiveram as professoras de canto Akane Iizuka (Japão), Estela Ceregatti (MT) e Luísa Vogt (MG), sempre com apoio do músico Jhon Stuart.

“É surpreendente o resultado que alcançamos. Os quatro primeiros ensaios revelaram um grande potencial dos participantes. E é realmente tocante ver a integração entre eles. Você vê por aqui, uma criança venezuelana falando com filhos cujos pais falam em japonês em casa, conversando em uma mesma língua, que é o português. Foi a música que estabeleceu esse vínculo”, destaca Yndira.

Para a professora doutora Luísa Vogt, o resultado ainda pode ser visto pelo interesse dos participantes em aprender sobre a cultura do outro, um dos objetivos do MultiCulturas.

 “O que vemos é um engajamento coletivo. E assim, o vínculo vai se fortalecendo. A música tem esse poder de unir as pessoas, independentemente do idioma”, comenta.

Um dos coralistas estreantes, o arquiteto e professor universitário Fernando Birello celebra a oportunidade de integração e intercâmbio que vivenciou. 

“Conheci várias pessoas fantásticas, principalmente os companheiros que são imigrantes que estão vivendo com a gente e compartilhando o sonho de construir uma América do Sul fraterna, unida, tolerante e companheira. Vieram por adversidades e mesmo assim têm uma alegria de viver e generosidade sem tamanho”, expõe o coralista.

No show de encerramento somam ainda à apresentação, músicos que representam outras regiões do país, além das nações de Moçambique e Haiti. 

O projeto MultiCulturas foi contemplado no edital Viver Cultura – Identidades promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com recursos do Ministério da Cultura por meio da Lei Paulo Gustavo. Conta ainda com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso, via Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e Coral da UFMT.

Comente esta notícia