Cuiabá, 12 de Abril de 2025

CIDADES Sábado, 12 de Abril de 2025, 07:50 - A | A

Sábado, 12 de Abril de 2025, 07h:50 - A | A

ESPAÇO TERAPÊUTICO

Secretária da Mulher e vereadora articulam cursos para acolhidas da Tenda de Abraão

Com um período de permanência de até nove meses, a Tenda de Abraão acolhe mulheres que chegam, em sua maioria, por encaminhamento de familiares ou por meio de ações sociais realizadas nas ruas

Da Redação

A secretária da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah, reuniu na manhã desta sexta-feira (11) com a vereadora Katiuscia Manteli para discutir a viabilização de cursos de qualificação profissional para as mulheres acolhidas na ala feminina da Tenda de Abraão.

Convidada por Katiuscia, Hadassah, que já conhecia a Tenda de Abraão, retornou acompanhada de sua equipe para avaliar a possibilidade de utilização da estrutura para oferta dos cursos.

A unidade, que acolhe cerca de 20 mulheres, está localizada na MT-251, região dos bairros Jardim Vitória e Barreiro Branco, conta com uma panificadora equipada, laboratórios de informática, além de máquinas de costura industrial.

“Já conhecia esse local desde a época do 3º Batalhão da PM, mas hoje a Secretaria da Mulher chega com uma nova proposta, voltada principalmente para a qualificação dessas meninas em tratamento, bem como para ampliar as oportunidades de emprego daquelas que já passaram pela Tenda de Abraão e agora buscam uma nova chance no mercado de trabalho”, afirmou Hadassah.

Segundo ela, o próximo passo após a visita é articular novas parcerias para oferecer cursos profissionalizantes dentro da própria unidade, como panificação e manipulação de alimentos, utilizando a estrutura da cozinha já existente. A secretária também avalia a possibilidade de integrar essas mulheres a cursos oferecidos diretamente pela Secretaria da Mulher.

“Estamos verificando a possibilidade de trazer cursos para a cozinha que elas já têm aqui. E, ao mesmo tempo, levar essas mulheres para participarem dos cursos que realizamos com nossos parceiros na Secretaria, como chocolataria, recepção, mídia, entre outros”, completou.

A vereadora Katiuscia Manteli destacou a estrutura disponível ao defender a parceria entre o município e a instituição para a oferta de capacitações.

“Buscamos essa parceria justamente porque a unidade já dispõe dos equipamentos necessários. É um trabalho maravilhoso que a pastora Maria e o pastor Raimundo realizam, mas é essencial que esse espaço seja utilizado de forma estratégica, oferecendo capacitação durante o período de tratamento, que dura nove meses”, destacou a vereadora.

Maisa Mendes Ferraz, atualmente monitora do espaço de acolhimento, chegou à unidade há cerca de seis meses, enfrentando o vício e em situação de rua. Com emoção, ela relembra o apoio recebido e relata, com orgulho, como a qualificação profissional foi fundamental para recuperar sua dignidade.

“Eu estava em situação de rua por conta do uso de pasta base e álcool. Precisei perder tudo para aceitar que precisava de ajuda. E, quando cheguei aqui, encontrei uma oportunidade de mudança, de recomeço e, principalmente, de cura”, conta Maisa.

O casal Raimundo de Assis, presidente da Tenda de Abraão, e Maria José Carvalho de Assis, vice-presidente do Instituto Carvalho de Assis (ICA), avaliam que a qualificação profissional das mulheres acolhidas é essencial para a recuperação.

“É muito importante trazer cursos profissionalizantes para essa área. Durante o tempo de tratamento, elas também podem se qualificar, e qualquer curso que venha somar, que ajude na capacitação dessas mulheres, é muito bem-vindo. Somos gratos por cada parceria e estamos abertos a receber qualquer vertente que venha contribuir com esse trabalho tão essencial”, destacou Maria.

Com um período de permanência de até nove meses, a Tenda de Abraão acolhe mulheres que chegam, em sua maioria, por encaminhamento de familiares ou por meio de ações sociais realizadas nas ruas. Muitas chegam em condições físicas e emocionais bastante debilitadas.

 

Comente esta notícia