O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), anunciou um contrato de R$ 34 milhões com o Hospital Israelita Albert Einstein para administrar o Hospital Central de Alta Complexidade, em Cuiabá. A previsão de início do atendimento é para setembro deste ano.
A unidade, que está com as obras em fase final em Cuiabá, funcionará com atendimento 100% pelo SUS. Segundo o Mauro Mendes, a negociação com o hospital paulista ocorre há três anos e a previsão é que o contrato seja firmado no dia 22 de abril.
“Estamos construindo o maior e o melhor hospital de Mato Grosso e que vai atender 100% da população gratuitamente. Nós precisaríamos escolher um modelo de gestão a altura da qualidade das instalações físicas, tecnológicas e tudo aquilo que nós estaremos entregando. Depois de analisar vários modelos, nós conseguimos construir uma parceria com o melhor hospital do Brasil, um dos o melhor hospital da América Latina e o 22º melhor hospital do mundo, que é o Hospital Albert Einstein”, disse Mendes.
Segundo o governador, os atendimentos hospitalares, clínicos e cirúrgicos começarão de forma gradativa a partir de setembro, com previsão de funcionamento total da unidade em dezembro deste ano. Ainda de acordo com Mauro, a fase pré-operacional começará em maio e terá duração de quatro meses, abrangendo contratação e treinamento de pessoal, seleção, aquisição de insumos e instalação de equipamentos.
O novo Hospital Central terá capacidade para oferecer 1.990 internações, 652 cirurgias, 3.000 consultas especializadas e 1.400 exames por mês. O projeto prevê 10 salas cirúrgicas, 60 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 230 leitos de enfermaria. Dentre as especialidades previstas para o Hospital Central estão cardiologias, neurologia, vascular, ortopedia, otorrinolaringologia, urologia, ginecologia, infectologia e cirurgia geral.