O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, divulga o calendário de ações para o mês de janeiro. Além das campanhas para coletas itinerantes também serão feitas coletas todos os dias úteis na sede da unidade, localizada na Rua 13 de Junho, em Cuiabá.
A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, explicou como serão feitas as coletas itinerantes em Cuiabá e Várzea Grande.
“Além das coletas feitas nos dias úteis na sede do MT Hemocentro, também buscamos firmar compromisso com outros parceiros para fidelizar novos doadores e conseguirmos manter o banco de sangue estável. Contamos com a participação de todos nas campanhas”, ressaltou.
O MT Hemocentro também conta com Unidades de Coletas e Transfusão (UCTs) nos municípios de Juína, Colíder, Juara, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.
Gian Carla reforçou a necessidade de repor o estoque de bolsas de sangue, que está abaixo do ideal, principalmente entre determinados tipos sanguíneos.
“No momento, os tipos sanguíneos A-, B-, O- e O+ ainda se encontram em estado de alerta. Todos os tipos são importantes para manter o estoque estável, mas esses quatro tipos são os que mais estamos precisando. Contamos com a solidariedade de todos para comparecer ao MT Hemocentro ou nas coletas itinerantes para doar sangue e nos ajudar a salvar vidas”, disse.
Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos e 11 meses, pesar mais de 50 quilos, estar em bom estado de saúde e ter uma alimentação saudável. O doador deve comparecer à unidade portando um documento oficial com foto.
Para menores de 18 anos, é obrigatório apresentar um documento de autorização assinado pelo pai, mãe ou responsável legal.
Em cada coleta, é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. O sangue coletado beneficia pessoas internadas e em tratamento nas unidades e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado.
De acordo com o Ministério da Saúde, homens podem fazer até quatro doações anuais, com o prazo de três meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de três meses. Não é recomendado ir doar em jejum, as doações são seguras e levam cerca e 60 minutos.
Confira as datas e os locais de coletas programadas para o mês de janeiro:
Coleta itinerante do MT Hemocentro em Cuiabá:
14/01: Igreja Lagoinha
Coleta itinerante do MT Hemocentro em Várzea Grande:
31/01: Câmara de Dirigentes Lojista (CDL Várzea Grande)