Mais de 47 mil casos de dengue, chikungunya e zika foram registrados em Mato Grosso, de acordo com o Painel de Monitoramento das Arbovirores do Ministério da Saúde. Com isso, o Estado
As estatísticas mostram que, neste ano, o estado tem concentrado a maior parte dos óbitos por chikungunya. Foram 37 mortes confirmadas e uma taxa de incidência de 677,1 casos a cada 100 mil habitantes — um reflexo do avanço da doença no estado.
De acordo com o painel, outros 16 óbitos pela doença estão sob investigação no estado. Além disso, até a última terça-feira (1), mais de 25,9 mil casos prováveis foram contabilizados pelo Governo Federal.
Conforme o balanço, além de Mato Grosso, as outras mortes foram registradas nos seguintes estados:
São Paulo (3)
Rio de Janeiro (2)
Minas Gerais (2)
Mato Grosso do Sul (1)
Bahia (1)
Santa Catarina (1)
No primeiro trimestre de 2025, em Mato Grosso, foram computados 25.975 casos de chikungunya, com 37 óbitos confirmados e outros 16 em investigação e incidência de 677,1%. No Brasil, 53.100 casos se confirmaram, 47 óbitos confirmados e 51 estão sob investigação e o coeficiente de incidência alcançou 25%.
Em relação à dengue os números também são vultosos, o estado acumula 20.930 casos, com 10 óbitos confirmados e outros seis sendo investigados, neste mesmo período. A incidência chega a 545,6%.
Os casos de zika representam a melhor condição das arboviroses em território mato-grossense, neste ano foram registrados 617 casos, sem nenhum óbito.
Números que, de acordo com o médico socorrista da Help Vida, Felipe Simioni, revelam que é preciso buscar atendimento imediato caso apresente os sintomas de uma dessas doenças.
“As arboviroses são infecções virais que necessitam de cuidados terapêuticos para não se agravarem. Causadas pela picada do mosquito aedes aegypti infectado, essas doenças são distintas, porém o quadro clínico é bastante semelhante com dor no corpo, na cabeça, atrás dos olhos, febre alta, dor nas articulações e vermelhidão pelo corpo, contudo é de suma importância ter o diagnóstico correto porque a ingestão dos medicamentos incorretos pode elevar a gravidade do caso e até provocar a morte”, alerta o especialista.
Sintomas chikungunya
Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são:
Febre
Dores intensas nas articulações
Edema nas articulações (geralmente as mesmas afetadas pela dor intensa)
Dor nas costas
Dores musculares
Manchas vermelhas pelo corpo
Prurido (coceira) na pele, que pode ser generalizada, ou localizada apenas nas palmas das mãos e plantas dos pés
Dor de cabeça
Dor atrás dos olhos
Conjuntivite não-purulenta
Náuseas e vômitos
Dor de garganta
Calafrios
Diarreia e/ou dor abdominal (manifestações do trato gastrointestinal são mais presentes em crianças)