Depois de 12 anos fechada, a Biblioteca Pública Municipal Manoel Cavalcante Proença é reaberta pela gestão Emanuel Pinheiro nesta segunda-feira (30). Considerado um importante centro cultural e educativo de Cuiabá, o espaço conta com uma infraestrutura proporcional ao conceito atual de uma biblioteca, moderna e adaptada com mais recursos e um ambiente renovado, para atender com excelência tanto estudantes quanto pesquisadores. Outro destaque importante é a acessibilidade. O evento de reabertura contou com apresentações musicais dos professores do Projeto Cuiabá Sonoro.
Conta com um acervo diversificado e de alta qualidade, com mais de mil livros em diferentes áreas do conhecimento, abrangendo desde obras científicas, literárias, técnicas até culturais.
A biblioteca foi reformada com estantes novas, adaptadas para o uso de Pessoas com Deficiência (PCDs), tornando o ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos. Cada detalhe foi pensado para garantir o conforto e a liberdade de acesso, proporcionando uma experiência positiva para todos os visitantes.
A nova estrutura totalmente climatizada oferece também uma sala de estudos equipada com mesas, computadores e acesso à Internet, possibilitando um ambiente ideal para alunos, pesquisadores e demais interessados em realizar estudos e pesquisas de forma tranquila e eficiente. São 25 computadores disponíveis para o uso do público, garantindo acesso à informação digital e a recursos online essenciais para o aprendizado e a produção de conhecimento.
“Com esses novos recursos e melhorias, a Biblioteca Municipal reafirma seu compromisso com a educação, o acesso à informação e a inclusão social. A reabertura da Biblioteca Municipal é mais do que uma renovação física. É um novo capítulo na história de nossa cidade, um espaço que se reinventa para continuar sendo um farol de cultura e educação para toda a comunidade”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.
“Fizemos uma readequação da biblioteca para finalmente voltar a funcionar e atender o público, com internet à disposição e com novas prateleiras adequadas ao sistema de uso dos PCDs, porque tem que ser mais baixo, para que tenham acesso sem precisar de ajuda. Além do acervo exposto, a biblioteca tem a disponibilidade de 25 computadores para as pesquisas. Se cada um for usado por 4 pessoas por dia, teremos 100 pessoas diariamente”, explicou o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Justino Astrevo.
Além da disponibilidade para pesquisa, a Biblioteca Municipal também poderá emprestar os livros.
LONGA ESPERA
Vários gestores passaram e não reabriram o local. Por conta da demora, as pessoas foram perdendo o hábito de visitar a biblioteca. Mas, a procura retomará na medida que as pessoas vão divulgando.
Nesse tempo, os servidores da biblioteca se mantiveram otimistas de que seria revitalizada. “São pessoas que aproveitaram para se qualificar, fizeram biblioteconomia e vão estar atendendo o público. Eu ficaria frustrado se não reabrisse a biblioteca até hoje, 30 de dezembro. Desde o dia que assumi, como secretário há cerca de sete meses, batalhei com toda a equipe para realizar esse sonho de todos nós aqui, e o prefeito Emanuel Pinheiro apoiou a iniciativa”, disse o Justino.
Rubens de Souza Rufino, um dos servidores responsáveis pelo atendimento (há outros três nessa atribuição) não conseguiu conter a emoção e alegria com a reabertura da biblioteca. “É uma das melhores. E digo com muita emoção, era ruim alguém chegar aqui e ter que mandar procurar as outras bibliotecas. Então, hoje nós temos, climatizada e estruturada. Agora temos condições de atender a nossa população, na hora que chegar aqui, e teremos o maior prazer de atender. Sou servidor público, e eu procuro atender o público da melhor maneira possível, porque eu sou servidor deles. Eu não quero que as pessoas saiam daqui sem uma resposta. Então, eu digo que 99% do nosso público encontrará o que precisa aqui”, frisou o servidor.