Cuiabá, 02 de Abril de 2025

CIDADES Terça-feira, 01 de Abril de 2025, 14:40 - A | A

Terça-feira, 01 de Abril de 2025, 14h:40 - A | A

AUDIÊNCIA NA ASSEMBLEIA

SES já convocou 249 aprovados do Concurso Público

Da Redação

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) já convocou 249 profissionais do Concurso Público realizado pela pasta em 2024. Esse e outros dados sobre as convocações foram apresentados na manhã desta terça-feira (1º.4), durante audiência pública na Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, esteve presente na audiência e destacou que a pasta deve realizar novas nomeações em breve.

“Existe um planejamento e as nomeações serão realizadas paulatinamente, conforme as necessidades e a disponibilidade financeira da SES. Para se ter uma ideia, 249 nomeados significam o impacto de R$ 41 milhões na folha de pagamento anual da secretaria”, afirmou.

Figueiredo enfatizou que a atual gestão do Governo de Mato Grosso executa o maior programa de investimento da história da SES e com a perspectiva de grandes entregas até o fim de 2026.

“Não tem um Estado no Brasil construindo seis grandes hospitais como Mato Grosso, além da modernização tecnológica e do investimento em reformas e melhorias de todas as unidades já existentes. Com o Fila Zero nas Cirurgias, nós estamos investindo R$ 200 milhões em procedimentos eletivos para a população. Nós também vamos entregar, no início do segundo semestre, o melhor e mais moderno hospital de alta complexidade desse estado, que é o Hospital Central, em Cuiabá”, acrescentou.

A secretária adjunta de Administração Sistêmica da SES, Cristiane Mello, explicou que, para o concurso, a gestão focou nas áreas técnicas especializadas, tendo em vista que a pasta executa a alta complexidade em saúde. Ela explicou que a SES já fez três convocações pelo concurso: em setembro de 2024, janeiro de 2025 e fevereiro de 2025, nomeando 120, 70 e 59 aprovados, respectivamente.

“O princípio norteador do concurso era pautado nas áreas técnicas especializadas da secretaria, e não no nível operacional. Houve avaliações e a área especializada realmente precisaria ser fortalecida, por isso foi o número maior de perfis. Nós temos mais de 40 especialidades médicas porque a secretaria trabalha na alta complexidade, que é de competência estadual”, afirmou.

Cristiane acrescentou que, dos 249 nomeados, até o momento, 216 já estão em efetivo exercício. As 33 vagas restantes serão preenchidas em breve por meio de novas nomeações.

O deputado estadual Paulo Araújo, presidente da comissão de Saúde da ALMT, avaliou positivamente a gestão do Governo, que hoje tem condições de investir em saúde e convocar mais profissionais aprovados pelo concurso.

“Nenhum Estado na federação tem o percentual de investimento de recursos próprios que Mato Grosso tem. Isso é fruto do trabalho, do planejamento, do enfrentamento que o governador Mauro Mendes fez, juntamente com a Assembleia Legislativa, porque nós também fizemos esse enfrentamento lá atrás, para propiciar que o Governo hoje tenha condições de fazer os investimentos necessários”, disse.

Ele destacou a importância de o Governo de Mato Grosso ter dado fim ao período de mais de 20 anos sem um concurso na SES. “É importante a gente avaliar de forma muito positiva a gestão do secretário Gilberto, porque eu também já estive do outro lado, do nível estratégico da gestão da Secretaria Estadual de Saúde, e hoje eu estou aqui na condição de deputado, sou servidor, então a gente procura entender todas as dificuldades. Se fosse tão fácil assim, de 2002 para cá, estava resolvido o problema”, concluiu.

Também participaram da audiência pública os deputados estaduais Lúdio Cabral, Dr. João, Marildes Ferreira e Wilson Santos.

Comente esta notícia