Cuiabá, 02 de Abril de 2025

CIDADES Terça-feira, 01 de Abril de 2025, 06:08 - A | A

Terça-feira, 01 de Abril de 2025, 06h:08 - A | A

h1n1

Vacinação contra a gripe começa na próxima semana para grupo prioritário

m 2024, 142.125 doses foram aplicadas, imunizando 44,89% do público-alvo

Da Redação

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dará início na próxima segunda-feira (07) à vacinação contra a gripe. Inicialmente, a cidade recebeu 14 mil doses do imunizante, que serão destinadas aos primeiros grupos prioritários. Durante esta semana as doses serão distribuídas às Unidades Básicas de Saúde (UBS), de acordo com a demanda de cada unidade. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, da 1ª à 12ª Semana Epidemiológica (SE), foram registrados 50 casos confirmados sem internação, 08 casos confirmados com internação e 02 óbitos por influenza.

Em 2024, 142.125 doses foram aplicadas, imunizando 44,89% do público-alvo. A atualização da dose contra a influenza é essencial para prevenir complicações, internações e óbitos decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.

O Dia D de vacinação está programado para o dia 10 de maio. A Prefeitura de Cuiabá reforça a importância da adesão da população prioritária à campanha para garantir maior proteção contra a influenza e reduzir os impactos da doença na rede de saúde.

A vacina protege contra três tipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. O público-alvo da campanha inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, Gestantes e Idosos. Também fazem parte outros grupos prioritários (puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, trabalhadores dos correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais).

Para se vacinar, é necessário comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) portando documento de identificação, caderneta de vacinação e comprovante de pertencimento a um dos grupos prioritários, como laudo médico ou documento funcional. Em Cuiabá, todas as 73 UBSs estarão realizando a vacinação.

Comente esta notícia