Uma sondagem sobre intenção de compra feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), na segunda quinzena de março, revelou que o setor do comércio movimentará cerca de R$ 74,1 milhões no período da Páscoa. O levantamento mostra ainda que 78,2% dos 386 entrevistados afirmaram que pretendem fazer compras para a data.
A expectativa é que mais de 277 mil consumidores movimentarão o comércio de Cuiabá, o que equivale a mais da metade da população cuiabana. As lojas físicas seguem como a preferência absoluta, citadas por 97% dos entrevistados. Apenas 5% consideram a internet para as compras, e 7% buscam alternativas como produtos artesanais.
Os produtos mais procurados serão chocolates, ovos de Páscoa e peixes, especialmente para presentear filhos, netos e sobrinhos. “O ticket médio previsto é de R$ 267,44 por consumidor, com 45% afirmando que gastarão mais que em 2024”, destaca o presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam.
Ele lembra que, de acordo com um levantamento feito pela Fundação Instituição de Pesquisas Econômicas (Fipe), o preço dos ovos de Páscoa subiu, em média, 9,5% em comparação com o ano passado. “Ainda de acordo com este levantamento, o chocolate em barra subiu 27,1% em um ano, e os bombons, 13,6%”.
O levantamento feito pela CDL Cuiabá também apontou que 60,3% dos consumidores cuiabanos realizam pesquisa de preços antes da compra, com 35% deixando essa busca para a véspera ou o próprio dia da Páscoa. Já 28% começam a procurar ofertas com uma semana de antecedência e 22% já iniciaram a pesquisa.
Além do setor alimentício, supermercados, lojas de departamento, confeitarias artesanais, o setor do turismo como um todo deve sentir o impacto positivo da data. “O feriado prolongado impulsiona o lazer, os passeios e pequenas viagens, fortalecendo também o setor de entretenimento e segmentos religiosos, que costumam ganhar destaque nesse período”.