Cuiabá, 19 de Setembro de 2024

OPINIÃO Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024, 09:05 - A | A

Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024, 09h:05 - A | A

LUZIMAR COLLARES

6 sugestões para tornar a comunicação remota mais eficaz

Com a pandemia, empresários e líderes de equipes foram forçados a desenvolver estratégias para tornar o trabalho remoto tão produtivo, ou até mais, do que o presencial.

LUZIMAR COLLARES

A pandemia de Covid-19 acelerou a adoção de tecnologias para o trabalho remoto. Empresas, escolas, instituições públicas e até o setor de saúde, com a telemedicina, além do Poder Judiciário, tiveram que migrar quase que instantaneamente para o formato online.

Embora essa realidade já fosse comum para alguns, a mudança abrupta trouxe uma série de desafios que precisaram ser enfrentados para garantir a eficácia dessa nova forma de trabalho. Com a pandemia, empresários e líderes de equipes foram forçados a desenvolver estratégias para tornar o trabalho remoto tão produtivo, ou até mais, do que o presencial.

Entre as inúmeras vantagens do trabalho online, podemos citar:

Sem fronteiras para o acesso a profissionais

A comunicação remota permite que empresas alcancem talentos em qualquer lugar do mundo, não se limitando à localização geográfica.

Menor impacto ambiental

A redução da necessidade de deslocamentos diários para o trabalho contribui para diminuir o consumo de combustíveis e, consequentemente, as emissões de gases poluentes.

Flexibilidade e qualidade de vida

Trabalhar de casa oferece maior flexibilidade, proporcionando um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Como melhorar a comunicação remota

Em um contexto de distanciamento físico, surge o desafio de criar estratégias que mantenham a conexão e assegurem uma comunicação eficaz.

Ferramentas eletrônicas têm o potencial de aproximar as pessoas, mas é fundamental utilizá-las corretamente. A seguir, apresentamos algumas dicas para otimizar a comunicação remota:

1. Escolha das ferramentas adequadas

Certifique-se de que a plataforma usada para videoconferências e trocas de mensagens seja apropriada para a situação. A qualidade da conexão é fundamental para evitar interrupções e mal-entendidos.

2. Posicionamento da câmera

Mantenha uma distância adequada da câmera, de modo que seu rosto esteja bem enquadrado, com ênfase nos olhos, sem exageros. Isso facilita a interpretação de suas expressões faciais e aprimora a compreensão da mensagem transmitida.

3. Cenário e plano de fundo

Preste atenção ao que aparece ao fundo. Elementos muito chamativos ou incomuns podem distrair a audiência e desviar o foco do que você está dizendo. Cenários virtuais geram opiniões divergentes; enquanto alguns os apreciam, outros preferem um fundo real, desde que seja limpo e organizado.

4. Postura apropriada

Em uma entrevista de emprego ou audiência judicial, por exemplo, a postura deve corresponder ao nível de formalidade exigido. Dar um depoimento ou trabalhar deitado na cama ou em uma rede pode transmitir uma imagem de desleixo, falta de compromisso e desrespeito.

5. Roupa adequada

Embora o home office ofereça mais conforto, é fundamental ter em mente que você continua em um ambiente profissional. A escolha do vestuário deve refletir essa realidade, mesmo trabalhando de casa. Evite usar roupas que normalmente não seriam adequadas em um ambiente corporativo, como pijamas.

6. Atenção a terceiros

Em uma reunião remota, tenha cuidado com pessoas que possam aparecer inesperadamente em cena, como crianças, outros membros da família e animais. Isso pode ser evitado com a escolha de um local privado ou silencioso para as reuniões.

Para concluir

Em termos gerais, a comunicação remota oferece diversos benefícios, mas requer adaptações para alcançar a eficácia desejada. Com a utilização das ferramentas adequadas, a manutenção de uma postura profissional e a aplicação de estratégias de conexão, é possível reduzir os desafios e transformar o trabalho à distância em uma experiência produtiva e integrada.

Comente esta notícia