Três detentos da Penitenciária Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande (MT), ficaram feridos na madrugada desta terça-feira (15) após um policial penal disparar tiros de pistola .40 em um celular que estava sendo transferido entre as celas, dentro do raio 3. Os tiros atingiram o chão e os estilhaços acertaram os reeducandos.
Conforme informações, um policial penal flagrou o momento que detentos tentavam transferir um celular de uma cela para a outra. O aparelho estava em uma meia, sendo puxado por fios no chão.
Ao perceber a ação, o policial penal responsável efetuou dois disparos com munição real (.40) em direção ao celular, na tentativa de desabilitar o aparelho antes da chegada da equipe de contenção. Os tiros atingiram o chão, e os estilhaços acertaram dois detentos, sendo eles de 31 e 29 anos.
Nesse momento, a equipe de contenção tentou entrar na cela para fazer uma revista, mas os detentos não obedeceram e iniciaram uma tentativa de motim. Foi necessário disparar com munição menos letal, que atingiu o chão e depois um reeducando de 21 anos.
Os três detentos foram encaminhados para a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para a realização de exames de corpo de delito. O caso é investigado.