O deputado estadual Dr. João (MDB) intermedia uma ajuda do governo de Mato Grosso para evitar problemas no Hospital de Arenápolis (234 quilômetros de Cuiabá). O parlamentar esteve reunido, nesta segunda-feira (12), com o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo e os prefeitos Éder Marquis (Arenápolis), Aldecir de Sousa Oliveira, o Marrom (Denise) e Jefferson Nogueira Souto (Nova Marilândia) para tentar uma solução.
Os prefeitos pedem ao estado uma ajuda mensal de R$ 120 mil por pelo menos seis meses, para evitar problemas de atendimento na unidade e, até, seu possível fechamento.
"Os prefeitos me procuraram, fomos até a Casa Civil conversar com o secretário Fábio Garcia e agora estamos vindo falar com o secretário de Saúde. Não podemos deixar este hospital fechar por um valor tão pequeno, se comparado ao caixa que o governo possui. É uma unidade que atende não apenas os municípios da região, mas também pacientes de outras cidades, já teve gente de Sorriso que foi operar lá", destacou o deputado Dr. João.
Por conta da saída de uma das cidades do consórcio, surgiu o problema para a unidade. Um dos exemplos é a presença de um anestesista apenas em 15 dos 30 dias do mês.
"Hoje, para que pudéssemos continuar a prestar o serviço, tivemos que diminuir a presença do anestesista para 15 dias por mês. Mas isso está ficando insustentável. E se acontecer algum acidente e não tivermos ninguém aqui? Ou um parto de emergência? Nosso hospital é pequeno, acanhado, mas faz um trabalho gigante na região e ajuda a desafogar grandes centros como Cuiabá e Tangará da Serra", destacou o prefeito Éder Marquis.
Dr. João é um dos entusiastas do Hospital de Arenápolis, tendo ajudado a equipá-lo e transformá-lo em referência na região, além de encaminhar emendas para custeio. Sendo assim, destacou que fará todo o possível para auxiliar no assunto.
"Já falamos com o Fábio Garcia, com o Gilberto e se preciso vamos suplicar esta ajuda ao nosso governador Mauro Mendes (União). Tenho certeza que, ao ficar sabendo do assunto, da necessidade e do trabalho que é feito ali, poderá nos socorrer", destacou o deputado.