Em Cuiabá para participar de evento comemorativo aos 35 anos da Constituição Estadual, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, defendeu a regulamentação das redes sociais no Brasil como forma de conter a propagação de discursos de ódio e combater os ataques à democracia.
“Temos que combater como qualquer mal, como qualquer crime, como qualquer ilícito, temos que combater com educação e regulamentação. Temos que educar as pessoas, principalmente as das novas gerações para perceber que as redes sociais as big techs não são terra sem lei”, afirmou em coletiva na Assembleia Legislativa.
Moraes usou o recente atentado em frente ao prédio do STF, onde um homem acionou explosivos e se matou, para ilustrar a urgência de maior controle sobre o ambiente digital. Segundo o ministro, eventos como esse evidenciam como as redes podem ser utilizadas para promover discursos de ódio e atos extremistas, reforçando a necessidade de coibir práticas ilegais também no mundo virtual.