Cuiabá, 19 de Setembro de 2024

POLÍTICA & PODER Quarta-feira, 04 de Setembro de 2024, 09:32 - A | A

Quarta-feira, 04 de Setembro de 2024, 09h:32 - A | A

transmisssão de dados

TRE-MT capacita técnicos para atuar em áreas de difícil acesso durante as eleições

Responsáveis por transmitir os dados da votação, esses são agentes essenciais para garantir a apuração e o resultado dos votos

Da Redação

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso iniciou o treinamento de técnicos de transmissão de urnas. Ao total são 120 voluntários, dentre homens e mulheres que irão atuar em diferentes locais do estado. A capacitação envolverá parte teórica e prática, o que irá garantir a boa execução dos trabalhos.

Chamado de ‘TSat’, os técnicos de transmissão de urnas são responsáveis, primordialmente, por transmitir os resultados da votação, após o término do pleito. Além disso, são agentes que podem auxiliar na troca da urna eletrônica em caso de imprevisto ou problemas técnicos. A transmissão é realizada via satélite e não precisa de internet.

Durante a abertura do treinamento, que está acontecendo na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), o juiz auxiliar da Presidência, Aristeu Dias Batista Vilella, destacou a importância do papel desses agentes. “A função que irão exercer é uma função muito importante, pois irão servir a população. Vocês serão enviados para os mais diversos locais do estado de MT”.

 Dentre os locais que os voluntários podem ser enviados estão aldeias indígenas, locais sem internet, comunidades que precisam de transporte fluvial ou aéreo, ou até mesmo ambos os tipos. Daniela Fisher, de 36 anos, servidora pública e voluntária pela terceira vez, já atuou no município de Brasnorte e na capital Cuiabá. Para ela, a experiência de trabalhar como TSat, apresentou uma nova visão de quem está na ponta.

“Conhecer como funciona a extensão daqui de Cuiabá até o trabalho na ponta foi muito legal. Eu vi que tem gente no interior muito comprometida, e conhecer locais diferentes, achei incrível a experiência”, explicou a servidora, que se voluntaria juntamente com seu esposo.

Na capacitação, além do preparo para o manejo de imprevistos que podem surgir, os voluntários também receberam uma palestra explicativa sobre o funcionamento das urnas eletrônicas e os avanços tecnológicos. Atualmente, o TRE-MT utiliza urnas fabricadas a partir do ano de 2014, sendo as dos anos anteriores usadas em caso de contingências. Neste ano, serão utilizadas nas seções eleitorais 8.789 urnas eletrônicas.

Comente esta notícia