O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Polícia Militar do Paraná (PM/PR) conseguiram apreender cerca de 900 toneladas de farinha de origem animal que estavam sendo produzidas de forma irregular no interior do estado.
A Operação Ronda Farinha Batizada contou com o trabalho dos dois órgão, visando combater a produção e comercialização clandestina do produto para alimentação de diversas espécies. A ação foi coordenada pelo Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sipoa) e teve o apoio de servidores do 8º Sipoa.
A operação ocorreu no município de Arapongas (PR), onde foram fiscalizados dois endereços suspeitos de fabricar e comercializar produtos destinados à alimentação animal com falsificação do selo de inspeção federal, operando sob condições higiênico-sanitárias inadequadas.
Durante a ação, no dia 9 de abril, foram apreendidos matérias-primas e produtos acabados em situação irregular perante o Mapa. A equipe flagrou a utilização de produtos de estabelecimentos sem registro, misturas irregulares e diluições não permitidas.
Ao todo, foram emitidos dois termos de suspensão de atividades, um auto de infração e um termo de apreensão, resultando na apreensão de 933.600 kg de produtos, causando um prejuízo aos infratores de aproximadamente R$ 2.3 milhões.