A Sipcam Nichino destacou o fungicida Fezan Gold entre as tecnologias de controle de ferrugem da soja mais eficazes na safra 2023-24, conforme os Ensaios de Rede realizados nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul. Segundo a empresa, a solução se destacou entre as tecnologias premium avaliadas, oferecendo um controle diferenciado da doença e uma boa relação custo-benefício, em comparação com outros 16 produtos. Mesmo sob alta pressão de ferrugem nos campos experimentais, o fungicida apresentou um desempenho superior, especialmente nas análises realizadas na fazenda da Coamo, em Campo Mourão (PR), e no campo da Agro Tecno Research, em Passo Fundo (RS).
José de Freitas, engenheiro agrônomo e especialista em desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino, detalha que os Ensaios Cooperativos de Rede mediram a eficácia dos fungicidas na produtividade das lavouras e na incidência de fitotoxicidade. Em Campo Mourão, Fezan Gold figurou entre os fungicidas mais eficazes, alcançando a maior produtividade do ensaio, com 4,896 mil kg/ha de soja e um controle de 95% do fungo causador da ferrugem (Phakopsora pachyrhizi). Já em Passo Fundo, o produto posicionou-se entre os três mais efetivos, com uma produtividade de 4,747 mil kg/ha, superando o tratamento testemunha em 2,456 mil kg/ha, com eficácia de 71,2%.
Freitas explica que os resultados obtidos refletem o “manejo consciente da soja,” que envolve o uso de práticas integradas, como o respeito ao vazio sanitário, o plantio de variedades tolerantes a patógenos, controle químico preventivo e o uso de produtos com ação multissítio. Fezan Gold, segundo ele, é o primeiro do mercado a reunir propriedades sistêmica e protetora em uma formulação com ação multissítio, característica que reforça sua importância estratégica no controle da ferrugem asiática e outras doenças de relevância para a cultura da soja.