De 10 a 20 de julho, a 57ª Feira Industrial, Comercial e Agropecuária de Mato Grosso (Expoagro) abre os portões do Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro para onze dias de atrações diversificadas. Além de shows musicais, o Sindicato Rural de Cuiabá programou um congresso técnico, minicursos, exposição comercial, vitrine de animais, Rodeio, praça gastronômica e competições hípicas.
O objetivo dessa diversidade na programação é resgatar o papel estratégico da Expoagro e aproximar o agro da população de Cuiabá e baixada cuiabana. Por isso, dos onze dias da 57ª Expoagro, somente três terão cobrança de ingresso para o acesso à arena de shows (12, 18 e 19). Os outros oito dias serão de entrada franca para a população.
“A Expoagro é mais que uma feira agropecuária porque une o agro, a indústria e o comércio com a população, com as famílias da baixada cuiabana. Por isso, sempre buscamos ter o maior número possível de dias com acesso gratuito”, explicou o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira.
Manter esse formato diverso, que une programação técnica com qualificação, negócios e entretenimento só é possível porque o Sindicato Rural de Cuiabá articula uma verdadeira aliança pela realização do evento.
“É preciso muita coragem para organizar um evento desse porte, contratando essa grade de artistas. Temos muito orgulho de participarmos como apoiadores da maior edição da Expoagro”, endossou o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Max Russi.
“Vamos comemorar o aniversário de Cuiabá na Expoagro!”, brincou o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini. “A capital do agro é Cuiabá e a Expoagro não é só show. É um verdadeiro ambiente de negócios que nós temos que valorizar”, declarou.
César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), reiterou a parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá e se mostrou admirado pela estrutura e programação definidas para este ano. “O que achávamos que já era bom será ainda melhor neste ano”, destacou.
Shows - Um dos pontos altos da 57º Expoagro serão as atrações musicais, que começam no dia 12, com a apresentação de Ana Castela seguida pela dupla Maiara e Maraísa. No dia 18 de julho, Leo Santana e Ferrugem sobem ao palco para a noite do pagode e do axé. No sábado, 19 de julho, as duplas Hugo & Guilherme e Zé Neto & Cristiano se apresentam.
A noite Gospel será no dia 14 de julho, com a apresentação nacional de Jefferson & Suellen e de atrações regionais. Já o dia católico fechará a programação, no último domingo (20), com Padre Adriano Zandoná e Irmã Ana Paula, além de músicos e bandas locais.
A venda de ingresso começa no dia 15 de abril.
Programação - Além dos shows, a Expoagro terá quatro dias de Rodeio (16 a 19 de julho), parque de diversões novamente com o Ita Park, minicursos, vitrine de animais, competições hípicas, entre outros atrativos.
O Fórum dos Setores Produtivos neste ano terá como tema “Agro e Clima” e será novamente realizado em parceria institucional com a UFMT nos dias 15, 16 e 17 de julho, das 16h às 19h. A curadoria das 14 palestras será realizada pelo projeto Conect Zoo Agro, que une as faculdades de Zootecnia e Agronomia.
Além disso, o sindicato renovou a parceria com o Sistema Fecomércio para que o Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro opere como posto avançado do projeto Mesa Brasil na arrecadação de alimentos. “É uma função social que fazemos com muito orgulho. Começamos em 2023, arrecadando 9 toneladas, e no ano passado chegamos a 20 toneladas. Queremos bater essa marca agora em 2025”, antecipou Nogueira.
O lançamento oficial da 57ª Expoagro será no dia 11 de julho, às 18h, com a solenidade de abertura.
A 57ª Expoagro é realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá em parceria com a Ditado Produções. O evento recebe apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e das federações do setor produtivo: Famato, Fiemt e Fecomércio.