Apesar do saldo positivo de 9.710 novos empregos formais registrados em fevereiro em Mato Grosso, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, no final de março, pessoas com deficiência (PCDs) ainda enfrentam barreiras para entrar e se manter no mercado de trabalho.
Na contramão dessa realidade, o Fort Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pereira, realiza ações voltadas à inclusão de PCDs em seu quadro de colaboradores. A partir desta terça-feira (22.04) até sexta (25.04), a empresa promove a Semana de Contratação de PCD nas unidades de Cuiabá e Várzea Grande, com vagas para repositor, operador de caixa e auxiliar de perecíveis. Os interessados devem procurar o setor de Gente e Gestão ou o SAC das lojas localizadas em Cuiabá e Várzea Grande, das 9h às 17h.
Ao promover a contratação de PCDs, a empresa tem o propósito de criar um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado, evidenciando o comprometimento do Grupo Pereira com o desenvolvimento profissional e social nas cidades onde está presente.
Os colaboradores têm acesso a um pacote de benefícios que asseguram seu bem-estar e incentivam o crescimento contínuo. Entre os benefícios estão o Plano Odontológico, além de Seguro de Vida. Também são oferecidas refeições no local, desconto em produtos nas lojas, que promovem economia significativa nas compras pessoais e familiares, e um Programa de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, cujo foco é a capacitação e o aprendizado contínuo.
Da inclusão ao crescimento profissional
Stheffany Campos Barbosa, de 24 anos, é analista de Gente & Gestão no Fort Atacadista e também pessoa com deficiência. Diagnosticada com visão monocular, começou sua trajetória na empresa ainda jovem, por meio de uma oportunidade do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
“Na época estava procurando meu primeiro emprego e encontrei essa oportunidade como jovem aprendiz. Passei por uma seleção com outras dez pessoas para apenas uma vaga e fiquei muito feliz que fui escolhida”, lembra.
Com oito anos de atuação na rede, Stheffany destaca o apoio recebido pela empresa em sua formação e trajetória profissional.
“Me orgulho em dizer que o Fort é uma ótima empresa para trabalhar. Tive diversas oportunidades de crescimento e, com o apoio da empresa, ingressei na faculdade de Gestão de Recursos Humanos. Hoje estou como analista de RH e vejo que é uma empresa que realmente reconhece seus funcionários e incentiva o crescimento”, conta.
Segundo ela, a política de inclusão vai além da contratação. “A empresa oferece oportunidades em diversas áreas para pessoas com deficiência, com flexibilidade de horários e setores. Desde o acolhimento com os líderes até a inclusão nas lojas, é muito gratificante ver isso acontecendo com a gente”, salienta.
Sobre o futuro, Stheffany ainda sonha em seguir crescendo na carreira. “Pretendo continuar crescendo no Fort Atacadista. Porém, futuramente, quero abrir meu próprio negócio”, frisa.
Como profissional de RH e PCD, ela deixa um recado para quem busca uma chance de trabalho. “Digo para os PCDs que venham para o Fort Atacadista, porque a empresa oferece muitas oportunidades e várias áreas para crescer”, conclui.
A empresa reforça seu compromisso com a diversidade e inclusão, oferecendo um ambiente que promove o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores. Além disso, os funcionários têm acesso a benefícios como plano odontológico, seguro de vida, refeição no local, desconto em produtos e programas de capacitação contínua.
Lojas Participantes
- Fort Atacadista FEB: Avenida da FEB, 525, Alameda, Várzea Grande -MT, 78115-146
- Fort Fernando Corrêa: Avenida Fernando Corrêa da Costa, 5150, Jardim Alencastro, Cuiabá-MT, 78085-700
- Fort Miguel: Avenida Miguel Sutil, 3945, Areão, Cuiabá-MT, 78010-500
- Fort Chapada: Rodovia Emanuel Pinheiro, 375, Jardim Ubirajara, Cuiabá-MT, 78048-266
- Fort Júlio Campos: Avenida Governador Júlio Campos, 6245, Santa Isabel, Várzea Grande-MT, 78158-034