Cuiabá, 18 de Dezembro de 2024

CIDADES Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024, 09:44 - A | A

Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024, 09h:44 - A | A

INCLUSÃO

Sesc Saúde Mulher realiza 330 exames preventivos na Penitenciária Ana Maria do Couto

Atendimentos foram realizados em novembro, numa ação conjunta da Fecomércio-MT, por meio do Sesc-MT, e o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF-MT)

Da Redação

O projeto Sesc Saúde Mulher realizou 330 exames preventivos de saúde na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, localizada em Cuiabá (MT), durante o mês de novembro. Ao todo, foram realizados 240 exames citopatológicos e 90 mamografias, tudo de forma gratuita. De janeiro a novembro, o Sesc Saúde Mulher realizou cerca de 12 mil atendimentos, entre exames preventivos e orientações de saúde.

A ação foi realizada de forma conjunta entre a Fecomércio-MT, por meio do Sesc-MT, e o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF-MT) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A Fecomércio é filiada à CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), presidida por Roberto Tadros.

O presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, ressaltou a importância da realização dos atendimentos preventivos de saúde, dentro de uma unidade prisional feminina.

“Essa foi a maior ação de inclusão social que nós fizemos em 2024, por meio do Sesc Saúde Mulher. Nosso objetivo, para o próximo ano, é dar continuidade a ações como essa, levando cada vez mais serviços de saúde, sejam preventivos, odontológicos e, futuramente, para os olhos, por meio do Sesc Saúde Visão”, enfatizou o presidente.

Os resultados dos exames realizados foram disponibilizados para diretoria da Unidade Prisional, que realizará a entrega às reeducandas.

Sesc Saúde Mulher
O Sesc Saúde Mulher é uma unidade móvel com uma equipe de profissionais que realizam exames e ações preventivas sobre saúde feminina.

Podem realizar o exame nas mamas mulheres com idades entre 40 e 69 anos ou que possuam pedido médico, além de homens com histórico de câncer de mama pela mãe. Já o exame preventivo de colo uterino pode ser feito em mulheres com 18 a 64 anos, ou com vida sexual ativa.

Somente este ano, até o mês de novembro, foram realizados cerca de 12 mil atendimentos pelo Sesc Saúde, entre orientações de saúde, exames de Papanicolau e mamografias, em diversos municípios de Mato Grosso.

Para solicitar o projeto, o município deverá oficializar a solicitação por meio de ofício para o presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior.

Comente esta notícia